O que entender por golpe de estado?

O golpe de Estado é algo que desconstrói a ideia de democracia. Algum órgão do Estado tenta tirar do poder algum político, sem razões judiciais suficientes


Para entender o que é um golpe de Estado, primeiro deve-se ter conhecimento do que é uma democracia. Quando saímos de casa para escolher quem será nosso representante, através do voto, isso é democracia; um regime de governo onde todas as decisões de escolha de representes dos cargos do legislativo e executivo estão na mão do povo.

Um golpe…

Entendido isso, o golpe vem a ser algo que desconstrói esse meio em que alguém foi eleito democraticamente, ou seja, escolhido pelo povo. Algum órgão do Estado tenta tirar do poder um político, sem razões judiciais suficientes para que isso seja algo legal.

Mas nem todo político que tem seu mandado interrompido, necessariamente, sofreu um golpe. Há, por exemplo, os referendos de revogação de mandato e as votações parlamentares de impeachment de um governante que já estão previstas em lei.

Imagem de tanques de guerra no Palácio do Planalto durante o Golpe de 64

Foto: Arquivo Público do Distrito Federal

O golpe de Estado acontece quando, de forma indireta, alguém tenta chegar ao poder, renegando as vias institucionais e apelando para a chantagem, agressão, pressão entre outros. Pode acontecer de forma violenta, como foi o caso de 1964 onde o presidente eleito democraticamente João Goulart foi deposto a partir de um golpe de Estado e, logo em seguida, foi instaurada, de forma nada pacífica, a ditadura militar no Brasil. Mas nem sempre ele acontece de forma agressiva ou colocando os militares no poder.

House of cards

O seriado americano House of Cards, exibido pela plataforma Netflix aborda a temática de um suposto golpe de Estado nos Estados Unidos. Francis Underwood, interpretado por Kevin Spacey, é um político ambicioso que almeja obter o cargo de presidente, mesmo sem ter sido eleito para tal. O democrata do 5º ministro da Carolina do Sul, após ser rejeitado para ser o novo Secretário de Estado, mas que foi ocupado pelo então presidente eleito, resolve se vingar e passa a planejar meios de ocupar o principal cargo dentro da Casa Branca.


Reportar erro