15 de Outubro: é nessa data que se comemora o Dia do Professor

Apesar do feriado ser nacionalmente conhecido poucas pessoas sabem como surgiu a data e porque ela foi escolhida para homenagear os professores


O dia 15 de outubro é dedicado aos professores de todo o Brasil. Trata-se de uma data que convida a todos os estudantes e suas famílias a olharem esta profissão com outros olhos e fica a critério das escolas e instituições promoverem solenidades para homenagear estes profissionais que se esforçam para levar o conhecimento para dentro da sala de aula.

Mas, apesar do feriado ser nacionalmente conhecido poucas pessoas sabem como surgiu esta data e porque esta foi a escolhida para homenagear os profissionais de educação.

Surgimento do Dia do Professor

15 de Outubro: é nessa data que se comemora o Dia do Professor

Foto: depositphotos

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I estabeleceu um decreto chamado de Ensino Elementar no Brasil. De acordo com esta lei, todas as cidades e vilarejos do país teriam que ter escola de primeiras letras. Além disso, o novo sistema abria espaço para uma nova forma de ensino e melhores condições de trabalho para os profissionais.

Entre as mudanças que o decreto legitimava estavam: a descentralização do ensino, tendo em vista que não só no Rio de Janeiro deveria ter escolas, mas sim no Brasil todo; melhores salários para os professores, levando em consideração que eram bastante desvalorizados; alteração das matérias aplicadas na sala de aula; e a forma como os profissionais eram contratados.

Contudo, apesar de parecerem ótimas propostas, estas não saíram do papel e do discurso do imperador. Portanto, foi só em 1947, ou seja, 120 anos depois do Ensino Elementar no Brasil que ocorreu a primeira comemoração relacionado aos professores.

Tal ideia partiu do profissional de educação, Salomão Becker, junto a outros colegas de trabalho do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo.

Os professores levaram em consideração o constante trabalho que tinham no segundo semestre do ano, tendo em vista que o período iniciava-se no dia 1 de junho e terminava 15 de dezembro, obtendo apenas 10 dias de férias. Assim, sentiram a necessidade de ter um dia de descanso junto aos alunos.

E foi exatamente o que fizeram no 15° dia do mês de outubro. Inclusive, nesta data o professor Becker fez um discurso que teve como destaque uma frase: ” Professor é profissão. Educador é missão”.

O feriado nacional

A ideia de Becker e dos outros professores repetiu-se ao longo dos anos na escola onde eles trabalhavam, junto com o consentimento da unidade escolar e dos pais.

Assim, logo a proposta se espalhou pelo Brasil e outras escolas passaram a adotar este dia. Então, em 14 de outubro de 1963 a data foi oficializada nacionalmente através do Decreto Federal de número 52.682. Neste documento tem-se a justificativa para tornar o dia um feriado em todo o país.

“Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino promoverá solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.


Reportar erro