18 de Outubro: essa é a data que se comemora o Dia do Médico

Dia 18 de outubro é também data para comemorar o dia de São Lucas, que era médico e é o padroeiro da categoria


Todas as profissões possuem datas específicas ao longo do ano, que servem para homenagear os profissionais e fazer com que as pessoas reconheçam ainda mais o valor de suas funções. Por exemplo, dia 15 de outubro é o Dia do Professor, 7 de abril o do Jornalista e dia 18 de outubro é a data é dedicada aos médicos.

Estes últimos, que são responsáveis por cuidar da saúde da sociedade, também não poderiam ficar de fora das homenagens e do reconhecimento.

Como surgiu esta data?

Dia 18 de outubro é também data para comemorar-se o dia de São Lucas. Discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, Lucas era médico, escritor e ainda artista.

18 de Outubro: a data que se comemora o Dia do Médico

Foto: depositphotos

Além de salvar várias vidas através da medicina, ele também escreveu a parte do Novo Testemunho da Bíblia, compondo o quarteto de evangelistas desta parte da Sagrada Escritura.

Portanto, foi através do dia em homenagem ao santo que surgiu a data para dar mais reconhecimento aos médicos. Isto porque, São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos e cirurgiões. Mas, também é visto como o padroeiro dos artistas, por este bom médico também ter sido um excelente pintor na época.

Funções do médico

Existem vários tipos de médicos, pois a faculdade de medicina forma os profissionais gerais e eles optam por fazer especializações. Por esta razão que existem inúmeras funções para estes profissionais, como cardiologista (coração), obstétrica (grávidas), endocrinologista (glândulas endócrinas), pediatra (crianças) entre outros.

Trata-se de uma profissão complicada e complexa pois envolve-se diretamente como vidas e pode influenciar no estado vivo ou morto de algum paciente.

Apesar da importante função dentro da sociedade, os médicos enfrentam diversos problemas na profissão, principalmente quando eles trabalham em redes públicas de atendimento.

Como exemplo destas dificuldades estão: grandes jornadas de trabalho, leitos lotados de pacientes, falta de estrutura e equipamento em hospitais etc. Mas, mesmo diante de tantos problemas, estes profissionais se esforçam para fazer seus trabalhos e por isso merecem todo o reconhecimento possível.


Reportar erro