5 dicas para se dar bem nas provas do Enem 2016

Os candidatos devem manter o foco nas questões que mais caem no Enem, mas também se prepararem psicologicamente para a maratona de provas


Nos próximos dias 5 e 6 de novembro, serão aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o Brasil. Cerca de 9,2 milhões de estudantes devem fazer as avaliações.

Em meio à disputa acirrada que valem vagas para as melhores faculdades e universidades do Brasil, além de contar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), os candidatos devem manter o foco nas questões que mais caem no Enem, mas também se prepararem psicologicamente para a maratona de provas que acontecem nesses dois dias.

Dica 1: Organize-se

5 dicas para se dar bem nas provas do Enem 2016

Foto: depositphotos

A organização é um fator primordial para os estudantes em todo o processo de aprendizado. Isso vale desde do início, enquanto você se prepara para as provas, até o final, que é a véspera da aplicação do exame.

Por isso, confirme o local das provas com antecedência. Ele está descrito no cartão de confirmação da inscrição enviado pelos Correios. Caso você tenha tido algum problema na entrega dele, acesso o site www.inep.gov.br e descubra o seu local.

Caso, você não conheça bem o endereço, é bom que você vá ao local antes para descobrir as formas de chegar até ele, para evitar contratempos que te atrasem nos dias do Enem.

Dica 2: Reserve tudo o que for preciso para o dia da prova

5-dicas-para-se-dar-bem-nas-provas-do-enem-2016-caneta

Foto: Pixabay

Lembre-se que algumas exigências são irreversíveis como: apresentação de documento pessoal em bom estado de conservação com foto e o uso de caneta preta, com o corpo translúcido. Se você perder o documento, deve apresentar o Boletim de Ocorrência, cuja autenticidade será confirmada.

Dica 3: Durma oito horas

5 dicas para se dar bem nas provas do Enem 2016

Foto: depositphotos

Se você já sabe onde vai ser a prova, já conferiu o documento com foto e a caneta obrigatória, é hora de relaxar o corpo e a mente. Portanto, aproveite a noite anterior ao exame para descansar e dormir, no mínimo, oito horas. Além disso, programe algum passeio ou atividade extracurricular para essa semana que antecede as provas.

Dica 4: Não é hora para jejum

5 dicas para se dar bem nas provas do Enem 2016

Foto: depositphotos

Reserve um cardápio especial para os dias das avaliações. Procure alimentar-se de comidas mais leves e saudáveis. Evite o uso de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas demais. Um café da manhã equilibrado é ótimo para fazer o corpo e a mente funcionarem bem.

Dica 5: Esqueça o celular

5 dicas para se dar bem nas provas do Enem 2016

Foto: depositphotos

Não adianta insistir: celular, boné, calculadoras, mp3, relógio, tablete e fazer selfie são proibidos nas salas do Enem. Evite punição. Qualquer aparelho que mande ou receba mensagem está fora de questão.


Reportar erro