‘5s’: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

5s: metodologia de administração japonesa que vem sendo desenvolvida de maneira eficaz e participativa nas empresas, apresentando resultados significativos


“5s” é o nome de uma metodologia de administração japonesa que vem sendo desenvolvida de maneira eficaz e participativa nas empresas, apresentando resultados significativos.

Trata-se da etapa inicial e a base para a implantação de qualidade total, e se refere à inicial de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).

Os princípios do 5s

As cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa foram traduzidas para o português como “sensos”. Desta forma, a filosofia dos 5s busca promover o senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de disciplina no ambiente de trabalho.

‘5s’: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir o significado de cada um dos 5s:

Seiri – Senso de utilização

Significa evitar o que for desnecessário, utilizando materiais, ferramentas, equipamentos e dados com equilíbrio e com senso. Há a separação daquilo que é realmente necessário do que é dispensável para a realização das atividades.

Com a aplicação do seiri, alguns dos resultados são o ganho de espaço, a facilidade de limpeza e manutenção, o melhor controle dos estoques, a redução dos custos e a preparação do ambiente para o novo e para a aplicação dos demais conceitos do 5s.

Seiton – Senso de organização

O senso de organização é deixar todas as coisas arrumadas e em seu devido lugar, para que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isso, são fixados padrões e utilizam-se algumas ferramentas como painéis, etiquetas, estantes etc., evitando o desperdício de tempo.

Seiso – Senso de limpeza

O senso de limpeza define a importância de manter o espaço em ordem e limpo, eliminando a sujeira, resíduos e objetos desnecessários. Além de objetos, este senso também abrange o relacionamento interpessoal, com a preservação de um ambiente de trabalho com honestidade, transparência, franqueza e respeito.

Seiketsu – Senso de padronização e saúde

O senso de padronização fixa padrões de cores, formas, iluminação etc. Abrange também o senso de saúde, já que a nossa higiene pessoal também é muito importante para mantermos o local de trabalho limpo. Assim sendo, são verificados os problemas que possam afetar a saúde dos trabalhadores e o estado dos espaços físicos.

A aplicação deste senso tem alguns resultados como equilíbrio físico e mental, facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas e melhoria nas condições de segurança.

Shitsuke – Senso de disciplina

Este senso é formado pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo, melorando a qualidade e a produtividade no trabalho, a valorização do ser humano e o cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.


Reportar erro