666: por qual motivo surgiu a crença de que este é o número da besta?

O Apocalipse é conhecido por conter menções sobre o fim do mundo. Entre as passagens, uma fala sobre a besta e o 666


O seis pode até ser um número normal quando está sozinho ou acompanhado de outro numeral. Todavia, quando este é usado seguido por mais dois seis, deixa de ser um número comum, pelo menos, segundo crenças bíblicas. A sequência 666 é uma expressão numérica muito utilizada quando associada ao demônio, e esta ideia surgiu de interpretações baseadas em passagens bíblicas, principalmente no livro Apocalipse. Em determinada trecho, o apóstolo João faz menção clara ao número e cria um vínculo entre ele e a besta.

Passagem bíblica sobre o ‘666’

O livro Apocalipse, que compõe a Bíblia, é conhecido por conter menções sobre o fim do mundo e o julgamento divino. Entre as passagens, uma em específico fala como seria o surgimento da besta sobre a Terra, caracterizando-a e relatando como ela surgiria entre as pessoas. O capítulo 13, escrito por João, descreve uma uma besta com chifres, boca de leão, pés de urso e com poderes de dragão.

Ilustração do demônio

Foto: Depositphotos

Nesta mesma passagem, o autor conta que a besta possui um nome e um número, o qual deve ser colocado nas pessoas que adorarem a ela. “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas. Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13:16,17)

Já no versículo 18, João deixa claro o numeral que representa a besta-fera. “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Assim, o 666 era visto como uma forma de identificar o Anticristo, criatura que viria em forma de besta para dominar e aterrorizar o mundo.

A tese do 616

Apesar da tese relacionando o número 666 às práticas demoníacas, muitos teólogos rebatem a teoria deste número, afirmando não ser verdadeira. De acordo com os que são contra esta ideologia, existem arquivos bem antigos de Apocalipse o qual aparecia o numeral 616 no lugar do 666. Por esta razão, não há como se ter certeza de nenhuma das duas teses a respeito deste número tão comentado.


Reportar erro