8 coisas erradas que você talvez faça durante o banho

De acordo com dermatologistas, as pessoas cometem alguns erros ao tomar banho. Será que você comete algum? Confira


Aprendemos alguns hábitos, desde pequenos, que levamos para a nossa vida toda. Entretanto, nem reparamos o quanto alguns deles são maléficos.

Pensando nisso, o site Reader’s Digest publicou oitos coisas que as pessoas estão, possivelmente fazendo errado na hora do banho.

A lista engloba pontos de vista de dermatologistas. Confira os erros e saiba a melhor maneira de proceder ao lavar o corpo.

8 coisas erradas que você talvez faça durante o banho

Foto: depositphotos

1. Banhos longos e quentes

Depois de um dia de trabalho exaustivo, as pessoas só querem chegar em casa e relaxar. É bem verdade que um banho quente consegue proporcionar essa sensação.

Entretanto, é preciso balancear na temperatura da água que não deve está muito quente, uma vez que ela pode retirar os óleos e lipídios da pele, tirando-lhe sua proteção natural.

2. Esfregar o couro cabeludo com as unhas

Muita gente tende a fazer essa prática quando sente que o cabelo está muito sujo. Assim, eles têm a impressão que lavando o cabelo desta maneira vão está eliminando a sujeira.

O máximo que vão conseguir é descamar e arranhar o couro cabeludo. Por essa razão, a dica é esfregar com os dedos, o que já é suficiente para deixar o cabelo limpo.

3. Não passar condicionador no couro cabeludo

Outra prática errada com relação ao couro cabeludo é não passar nessa região o condicionador. Esse produto serve para hidratar os fios e deixá-los mais macios, suaves e bem tratados.

Porém, as pessoas só costumam passar o condicionador do meio do cabelo para baixo e isso está errado. Então, para ter um cabelo nutrido, comece a colocar o produto também na raiz, prevenindo ainda a coceira e a caspa.

4. Usar aparelhos de depilação com muitas lâminas

Uma lâmina já é suficiente para cortar o pelo do corpo. Quando um aparelho possui várias, ele acaba não só cortando o pelo como também parte de sua pele. Isso ocorre sempre na depilação, mas quanto mais lâminas, mais danos a pele sofre.

Sendo assim, opte por aparelhos mais simples, na hora de fazer a depilação comece de cima para baixo e você pode usar sabonetes ou cremes para facilitar o processo. Todas essas técnicas agridem menos seu corpo, não causando inflamações.

5. Não enxaguar direito o corpo e o cabelo

Tem quem acredite que se deixar condicionador ou sabonete no cabelo e no corpo, respectivamente, vai perdurar a hidratação nessas regiões. Errado!

É necessário a limpeza completa, não deixando os resíduos dos produtos ao terminar o banho, caso contrário pode haver a obstrução dos poros, causando irritação e acnes.

Uma dica é quando for enxaguar o cabelo, por exemplo, afaste a cabeça do tronco, para evitar que a água com condicionador escorra pelas costas, prevenindo assim o surgimento de espinhas nessa área.

6. Usar esponja de forma agressiva

As mãos estão completamente aptas para esfregar o corpo, não sendo necessário o uso de um produto com essa finalidade. Entretanto, algumas pessoas acreditam que são necessárias as esponjas de banho e mais, para conseguir retirar a sujeira a esfregam de forma agressiva na pele.

Além de não ser necessário, essa prática agride a epiderme retirando sua proteção natural e a deixando exposta. Para aqueles que ainda assim gostam desse item no banho, a dica é usá-lo de forma suave no corpo e se possível alterná-los, para não correr o risco de acumular bactérias.

7. Usar sabonete sem hidratante

Produtos que possuem hidratantes ou ácido esteárico nas suas composições são os ideias para compor os banhos. Essa façanha ajuda a manter o corpo nutrido, saudável e longe do ressecamento.

Sabonetes ou desodorantes antibacteriano, de acordo com dermatologistas, deixam a pele ressecada, sendo uma boa opção para quem possui a pele oleosa.

 8. Esperar para passar loção

A melhor forma de penetração da loção pós-banho é quando a pele ainda está um pouco úmida. Desta forma, a maneira ideal para aplicar esse produto no corpo é após alguns minutos depois do banho.

Assim, ainda no ambiente quente e úmido do banheiro, passe uma toalha levemente no corpo e finalize passando o produto.


Reportar erro