A bandeira do Chile e seu significado histórico

Um país com tantas diferenças – geográficas, étnicas e climáticas – escolheu pôr em sua bandeira uma simbologia de unidade perante aos contrastes


Hoje vamos aprender o significado da bandeira do Chile, país de curioso território, com 4300 km de comprimento tendo em média 175 Km de largura.

Condição que lhe dá uma variação geográfica muito grande – indo do clima desértico ao muito frio. Colado ao Equador, é um dos dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.

Apesar do grande contraste climático e geográfico, a bandeira chilena – também conhecida como “La Estrella Solitaria” -, carrega uma simbologia muito bonita.

A bandeira do Chile e seu significado histórico

Foto: depositphotos

Formada por duas faixas horizontais de mesmo tamanho: a superior (branca) e a inferior (vermelha), mais uma única estrela; a bandeira quer mostrar um país unido. Mas para entendermos o que há por trás dessa simbologia, e “A Estrela Solitária”, precisamos conhecer o formato de governo chileno.

Ao contrário do Brasil, o Chile não é uma República Federativa, mas uma República Unitária (ou Estado Unitário). Ou seja, uma república que se subordina a uma só esfera de direito público.

A república unitária tem uma estrutura interna que se integra a um único centro decisório constituinte e legislativo, e um único centro de impulsão política, como a um só conjunto de instituições de governo. No Brasil, cada estado possui um governo próprio e uma Assembleia Legislativa, podendo tomar decisões independentemente. Aí está a diferença!

História

Oficialmente, a bandeira nacional do Chile foi definida em 18 de outubro de 1817. É uma das mais antigas do mundo ainda em uso. De acordo com alguns historiadores, a ideia da sua criação partiu de José Ignacio Zenteno, Ministro da Guerra durante a luta pela independência da Espanha.

Significado das cores

A cor vermelha da parte inferior tem uma inspiração histórica: é uma homenagem aos chilenos que morreram na luta pela independência do país; a cor branca tem uma inspiração geográfica, representando a neve nos cumes da Cordilheira dos Andes; já o azul do quadrado remete ao céu, enquanto que a estrela de cinco pontas representa a unidade da República Chilena: lembrando seu caráter unitarista.

CHILE X TEXAS

As bandeiras do Chile e do estado americano do Texas são praticamente idênticas! A principal diferença entre ambas é que a bandeira texana possui uma coluna azul cobrindo a parte superior e inferior esquerda da bandeira, com sua estrela branca centralizada.

Já o espaço em azul da bandeira chilena, no entanto, limita-se ao canto superior esquerdo, em forma de quadrado.


Reportar erro