A biografia de Michel Temer

O primeiro cargo político assumido por Temer ocorreu devido convite do governador de SP, Franco Montoro, assumindo a Procuradoria Geral do Estado, em 1983


Em 23 de setembro de 1940, nasceu o caçula dos oito filhos do casal libanês Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia, o Michel Miguel Elias Temer Lulia. Após sair do Líbano, em 1925, a família Luila estabeleceu-se em Tietê, interior de São Paulo, local onde o Temer teria nascido.

Com 16 anos, o filho mais novo partiu para a capital paulista. Já estabelecido, conclui o ensino médio e, logo em seguida, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Depois da conclusão do curso, deu seguimento ao doutorado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Posteriormente, tornou-se parte do corpo docente da Faculdade de Direito de Itu e ainda dirigiu o curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP. Este período educacional foi interrompido quando o mesmo entrou na vida pública, em 1983.

Carreira política de Michel Temer

O primeiro cargo político assumido por Temer ocorreu em decorrência de um convite feito pelo então governador de São Paulo, Franco Montoro (1983-1987), assumindo a Procuradoria Geral do Estado. Já em 1984, Temer foi empossado secretário da pasta de Segurança Pública do Estado.

Neste cargo, ele tomou duas importantes decisões: a criação da primeira Delegacia da Mulher do País e a instauração da Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais. Em 1986, Temer deixou a Secretaria para concorrer às eleições como deputado federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Imagem de Michel Temer

Foto: Agência Brasil

Vencedor do pleito, Temer conseguiu se tornar deputado federal, posto político que ocupou por cinco mandatos consecutivos. Porém, em 1992 voltou a assumir a Secretaria Pública. Nos anos de 1997, 1999 e 2009 foi elevado à categoria de presidente da câmara, chegando a ocupar a cadeira de presidente da República de forma interina entre 27 e 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999.

Além disso, Temer foi eleito presidente nacional do PMDB em 2001 e reeleito em 2004. Já no ano de 2010, após vitória em pleito eleitoral, o doutor em direito e integrante da chapa da então eleita presidente Dilma Rousseff (PT), se consagrou como vice-presidente da República. Chapa a qual foi reeleita em 2014.

Todavia, a aliança da petista com o peemedebista foi rompida quando Dilma tornou-se alvo de um processo de Impeachment. Em maio de 2016, a então presidente foi afastada do cargo pelo Senado e Temer assumiu interinamente o cargo de presidente se mostrando contrário à sua ex-aliada, posto o qual ele ocupará por até 180 dias, data máxima para a presidente afastada apresentar defesa e então ter seu Impeachment julgado em definitivo.

Vida pessoal de Temer

Atualmente, com 75 anos de idade, Michel Temer é casado com Marcela Tedeschi Temer, de 33 anos. O casal tem um filho, mas o peemedebista é pai de outros quatro, frutos de relacionamentos anteriores. Mesmo atuando em Brasília, Temer mora com sua família em São Paulo (SP).


Reportar erro