A camada pré-sal

A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias, que possui, aproximadamente, 800 quilômetros de extensão por 200…


A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias, que possui, aproximadamente, 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, e está localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo.

A camada pré-sal

Foto: Reprodução

Estas reservas localizam-se abaixo da camada de sal, que podem ter até 2 km de espessura. Dessa forma, as reservas estão localizadas de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. As reservas foram formadas há cerca de 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.

Histórico

Desde a década de 1970, geólogos da Petrobras acreditavam na existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal, porém não possuíam tecnologia suficiente para confirmar essa suspeita.

No final de 2007, uma extensa reserva de petróleo e gás natural foi encontrada nessa camada.

Especialistas explicam que o petróleo do pré-sal só foi encontrado nos últimos anos porque, anteriormente, a prioridade era explorar a camada pós-sal, menos profunda e, consequentemente, mais acessível e de custo menos elevado. É importante ressaltar que o petróleo acumulado acima da camada de sal também é originária do pré-sal.

A importância do pré-sal

Segundo o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Borges Rodrigues Lima, as descobertas do pré-sal podem triplicar as reservas de petróleo e gás natural do país e estima-se que a produção possa alcançar 50 bilhões de barris.

Se toda a capacidade estimada das reservas for confirmada, o Brasil pode ganhar a condição de um dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo.

Entre os principais campos e poços de petróleo e gás natural descobertos no país estão o Tupi, Guará, Bem-te-vi, Carioca, Júpiter e Iara. Considerado uma das maiores descobertas do mundo nos últimos anos, o Tupi é o principal deles, com uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo.

Devido à profundidade dessas reservas, os investimentos devem ser muito altos, com a utilização de uma tecnologia de elevado custo, em um processo difícil, que além de muito dinheiro, demanda tempo.

Curiosidades

  • Em 2006, ocorreu a descoberta de petróleo no pré-sal, no campo de Lula, localizado na bacia de Campos.
  • Em setembro de 2008, o primeiro óleo originário do pré-sal foi produzido, tendo sido extraído do campo de Jubarte, também localizado na bacia de Campos.

Reportar erro