A história da Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Universal do Reino de Deus é um dos maiores grupos neopentecostais do Brasil e foi criada pelo bispo Edir Macedo. Conheça mais sobre a IURD


A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é um dos maiores grupos neopentecostais do Brasil. Ela foi criada pelo bispo Edir Macedo e teve como principal incentivadora sua mãe Eugênia.

A primeira igreja foi erguida em 9 de julho de 1977 e ficava onde funcionava uma antiga funerária, na cidade do Rio de Janeiro.

A procura dos fieis pela igreja foi muita grande. Acabou sendo necessário mudar o ambiente. Foi então que o espaço onde funcionava uma antiga fábrica de móveis foi alugado e se tornou o templo da Abolição, com capacidade inicial para 1,5 mil pessoas.

O galpão logo depois começou a ser ampliado e atualmente é capaz de suportar até 2 mil pessoas, todas sentadas.

a-historia-da-igreja-universal-do-reino-de-deus

Foto: reprodução/Teologia Mórmon

Em meados da década de 80, com apenas oito anos de fundação, a Igreja Universal contava com 195 templos em quinze unidades federativas. E a procura pela IURD foi gradativa. Em 1987, a IURD já possuía 356 templos em dezoito unidades federativas.

Ainda nos anos 80, a Igreja Universal se expandiu para outros continentes e se espalhou pela América, Europa, Ásia e África. A Igreja Universal se espalhou por mais de oitenta países e foi considerada mais famosa que algumas empresas multinacionais, como a McDonald’s.

Na década de 90, a IURD estava presente em todos os estados brasileiros, obtendo um crescimento anual de 25,7%, saindo de 269 mil para 2,1 milhões de pessoas filiadas à ela.

A IURD é considerada a maior controladora de concessões de televisão do Brasil. Embora a Rede Record não pertença diretamente à igreja, pertence a Edir Macedo.

A rede de televisão é controlada por pastores e bispos da Universal. Fora isso, a Rede Aleluia, que também pertence à igreja, possui quase 80 emissoras de rádio AM e FM que cobrem mais de 75% do território brasileiro e há mais de 20 retransmissoras da TV Universal.

Existe ainda o blog Universal.org e na mídia impressa o jornal Folha Universal e as revistas Obreiro de Fé, Plenitude e Mão Amiga. Há espaço também na área da indústria fonográfica. A Line Records pertence à Universal e a Unipro é a responsável por publicar litros também da IURD.

A Igreja Universal está presente em todos os estados do Brasil e é sediada em diversos locais. Alguns deles são lugares como templos, presídios, aeroportos, entre diversos outros.

O principal templo da IURD no mundo inteiro é o Templo de Salomão, que fica localizado na cidade de São Paulo.


Reportar erro