A história da matemática

Entenda como se deu a gênese da matemática e saiba como o desenvolvimento intelectual do homem influenciou nesse processo


A matemática, assim como todas as outras ciências no universo, teve uma origem. No entanto, no caso desta, não é possível determinar o local ou data exata em que as primeiras manifestações tiveram lugar. Diversas evidências de sua gênese são usadas e afirmadas, mas ainda existem muitas divergências, de forma que fica muito difícil determinar com precisão qual merece a maior credibilidade.

No livro “O Romance das Equações Algébricas”, Gilberto Garbi, engenheiro e matemático demonstra algumas das manifestações da matemática ao longo da história e, com isso, fornece ao leitor informações suficientes para que tire suas conclusões.

O desenvolvimento

Na mesma medida em que as necessidades foram surgindo, as pessoas foram encontrando formas de supri-las, e o mesmo ocorreu com os problemas, que acabaram dando margem ao desenvolvimento matemático.

Existem fortes evidências da presença do homem na Terra há mais tempo do que imaginávamos, que foram descobertas com os recentes avanços científicos. Hominídeos, segundo evidências, já estavam na terra há cerca de 4 milhões de anos na África. O homo habilis viveu há cerca de 2 milhões de anos, também na África, e é dessa época que datam as primeiras ferramentas.

 

A história da matemática

Foto: Reprodução/ internet

O fogo, por sua vez, foi dominado pelo homo erectus, descendente do homo habilis, que viveu há cerca de 1.600.000 anos atrás. O homo sapiens sapiens, que fala, pensa e interfere diretamente na natureza surgiu entre 300 mil e 200 mil anos atrás, assim como todos os outros, na região da África.

O desenvolvimento intelectual

Com o desenvolvimento da linguagem, aconteceu uma evolução intelectual na espécie, fato que é apontado por registros arqueológicos e datado de aproximadamente 50 mil anos atrás. Houve a sofisticação de ferramentas, assim como a facilidade na produção por meio da tecnologia.

Outros fatores também foram se desenvolvendo, como a qualidade da arte, a agricultura, e a contagem, que aparece por volta de 10 mil anos atrás. O surgimento da contagem é datado de 10 mil anos atrás devido a um osso que foi encontrado e continha marcas que lembravam a ideia de contagem.

A gênese da matemática

Com o grande desenvolvimento de diversos povos que acabaram, entre 300 e 200 mil anos atrás, se espalhando pelo mundo, fica difícil ter uma visão exata do surgimento da matemática. O que se vê é uma visão subjetiva que é formada por meio da visão crítica de cada um e por longos e fundamentados estudos teóricos.


Reportar erro