A importância da água para os seres vivos

Embora seja uma substância abundante no planeta, apenas 4% da água é própria para o consumo. Saiba da importância deste líquido vital para os seres vivos


A água é composta por dois elementos químicos, o oxigênio e o hidrogênio, e ocupa cerca de 70% de toda a superfície terrestre, sendo encontrada nos oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares etc. Além disso, a água também é encontrada na constituição do nosso corpo e de outros seres vivos.

Embora seja uma substância abundante no planeta Terra, apenas 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Sem água, a vida seria impossível e, por isso, é de fundamental importância que nós, seres humanos, utilizemos este recurso natural imprescindível à nossa vida de forma inteligente e consciente.

A importância da água para o funcionamento do corpo humano

A água é o principal componente dos seres vivos e o corpo humano é formado por cerca de 70% de água. A substância está presente em líquidos orgânicos como o sangue e, sem ela, o organismo só funciona por alguns dias. A perda corporal de 10% de água provoca danos graves, e a perda de 20% do líquido vital pode levar à morte.

O corpo humano perde água através dos rins; como parte das fezes; e através da respiração e da transpiração.

A baixa ingestão de água eleva o risco de cálculos na bexiga e nos rins, sendo que o ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

A água na irrigação na agricultura

A água também é muito importante na irrigação de campos agrícolas. Para suprir a sua necessidade de alimentos, o homem cultiva cereais e cria gados, o que exige água para irrigar os campos de pasto, saciar a sede dos animais e fazer com que os alimentos cresçam.

Assim sendo, sem água não existiriam alimentos para a população mundial.

Mulher bebendo água

Foto: Pixabay

Importância para o funcionamento de ecossistemas

Na maioria dos animais, as funções vitais apenas se realizam na presença de água, que elimina substâncias dos organismos e regula a temperatura do corpo através da transpiração.

Já no caso das plantas, a água é necessária para que elas possam fabricar o seu alimento através do processo da fotossíntese.

Formação de chuvas e da umidade do ar

A evaporação da água doce das principais fontes hídricas, como os rios, lagos, represas e açudes, é importante para a formação de chuvas e da umidade do ar.

A preservação e a poluição da água

Apenas uma pequena quantidade de água está disponível para os seres vivos, pois grande parte está nos oceanos ou congelada. Além disso, a distribuição deste líquido vital não é feita de forma regular, de modo que ele é escasso em algumas regiões do planeta Terra.

Existe ainda outro problema: a poluição das águas. Com o crescimento populacional e o mau uso deste recurso natural, a água tem sido desperdiçada e poluída por pesticidas, esgotos, lixo e produtos químicos tóxicos, reduzindo ainda mais a porcentagem de água disponível para todos os seres vivos.

Usar a água de maneira sustentável é uma preocupação de uma sociedade responsável e, para evitar o desperdício deste bem natural, cada um de nós pode tomar certas medidas, como tomar banhos rápidos, fechar bem as torneiras, reaproveitar a água de cozimentos de alimentos para regar as plantas do jardim, dentre outras.


Reportar erro