A pronúncia do ‘th’ em inglês

Essas duas letras provavelmente são as mais temidas pelos estudantes da língua inglesa. Isso ocorre porque não é um som que exista no português,…


Essas duas letras provavelmente são as mais temidas pelos estudantes da língua inglesa. Isso ocorre porque não é um som que exista no português, ou seja, na nossa língua materna. Mas como dizem, a prática leva a perfeição e não há caminho para chegar na pronúncia correta que não seja por ela.

Mas antes de tudo, leve em consideração que essa dificuldade é comum para todos que pretendem aprender novos idiomas. Lembre-se da forma como americanos pronunciam palavras como “brasileiro” ou até “churrasco”. Para eles, nosso “r” é um grande problema. Imagina eles falando “orelhão”! O mesmo ocorre conosco, quando precisamos dizer palavras com o temido “th”.

Uma ameaça fácil de superar

Os exercícios diários vão garantir uma melhora significativa na pronúncia, mas antes deles, devemos conhecer como se faz. O som sai pela junção da ponta da língua entre os dentes superiores e inferiores. É parecido como a forma que o ex-presidente Lula falava “povo brasileiro”. Como ele ceceia ( pronuncia o “s” defeituosamente), sai algo como “povo braTHileiro”. Tente imitar, e veja que sai bem parecido com o resultado que queremos chegar para a pronúncia do “th”.

Palavras com "th", geralmente, são temidas por estudantes do inglês

Foto: Reprodução/ internet

Primeiramente, devemos saber que esse som se divide em duas formas, o chamado Voiced e o Voiceless. Essas duas formas apresentam um comportamento diferente durante a fala.

Voiced-TH

O som conhecido como Voiced, é justamente aquele que ocorre uma vibração da língua durante a pronúncia. É o mais complicado. Ocorre com palavras como thought, the, they, those, father, their. Para fazer esse som, temos de colocar a língua nos dentes de cima, fazendo o ar passar entre os incisivos superiores, com ela vibrando levemente. Não se preocupe se errar no começo. Esse som é adquirido com o tempo e com a prática.

Voiceless-TH

O Voiceless é exatamente o contrário, quando não ocorre vibração da língua. Seu som é mais fácil de reproduzir. Está presente em palavras como think, something, everything, three, mouth. Basta colocar a língua entre os dentes e deixar o ar passar enquanto pronuncia.

Veja a diferença na pronúncia

  1. No início das palavras:

  • Sin = pecado / Thin = magro
  • Sank = afundou / Thank = obrigado
  • Seem = parecer / Theme = tema
  • Sought = buscou, procurou / Thought = pensou
  1. No final das palavras:

  • Miss = senhorita, sentir falta / Myth = lenda, mito
  • Mass = massa, missa / Math = matemática
  • Pass= passar / Path = caminho
  • Mouse = rato, camudongo / Mouth = boca
  • Force = força, energia / Fourth = quarto (número ordinal)

Para quem tem dificuldades de reproduzir esse som, uma dica é trocar o “th” do início de algumas palavras por “d”, ou por “f”, dependendo do timbre pretendido. Não é o correto, mas caso precise falar com um americano, ele irá entender facilmente o que se pretende dizer.


Reportar erro