Abertas as inscrições do Vestibular Indígena 2016 da Ufopa

Gratuitas, as inscrições serão realizadas até 12 de setembro de 2016, via endereço eletrônico


O Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para 79 vagas nos cursos de graduação, sendo 75 vagas para Santarém e quatro para Oriximiná. Gratuitas, as inscrições serão realizadas até 12 de setembro de 2016, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/psei2016.

Destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas para o provimento de vagas nos cursos de graduação da Ufopa, o PSEI é executado pela Comissão Especial do Processo Seletivo Especial Indígena, composta por integrantes indígenas e não indígenas. As provas ocorrerão no dia 25 de setembro nos municípios de Jacareacanga, Oriximiná e Santarém. Já as entrevistas serão realizadas no período de 10 a 14 de outubro de 2016. Indígenas que possuem curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) não poderão concorrer às vagas ofertadas no PSEI.

A principal novidade deste ano é a implementação do Ciclo Básico Indígena, uma formação preparatória destinada aos alunos que ingressarem através do PSEI, com foco em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Metodologia Científica. “Os alunos aprovados na seleção deste ano deverão cursar um semestre do Ciclo Básico, antes de ingressarem no primeiro semestre de seus cursos regulares. A partir de 2017, o Ciclo Básico Indígena será composto por dois semestres”, explica o diretor de Ações Afirmativas da Ufopa, Florêncio Vaz.

Abertas as inscrições do Vestibular Indígena 2016 da Ufopa

Foto: Divulgação

Inscrições

O candidato deve cadastrar-se no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/psei2016. No ato da inscrição, deverá obrigatoriamente indicar sua primeira opção de curso, podendo ainda indicar mais duas opções de curso. De acordo com o edital, a primeira opção de curso dos candidatos terá prioridade no preenchimento das vagas. O candidato com deficiência (PcD) deverá informar, no ato da sua inscrição, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova.

Para homologação da inscrição, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, uma cópia dos seguintes documentos, acompanhadas dos respectivos originais, para conferência:

  • Comprovante de inscrição;
  • Cédula de identidade ou documento oficial de identificação
  • Declaração de conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está concluindo o 3º ano do Ensino Médio, emitido por instituição de ensino reconhecida e devidamente assinada;
  • Declaração de Autorreconhecimento assinada pelo candidato, conforme modelo apresentado no Anexo I do Edital;
  • Declaração de Pertencimento, conforme modelos apresentados nos Anexo II e III do Edital, em consonância com o previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pelo Estado brasileiro.

Os documentos exigidos deverão ser entregues até o dia 13 de setembro de 2016, das 8h às 11h e das 14h às 17h horas, em um dos seguintes locais:

  • Itaituba: Campus da Ufopa em Itaituba, localizado na Escola Municipal Castelo Branco, Passagem Cláudio Couto, s/n, bairro São José.
  • Jacareacanga: Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SEMECD), localizada na Avenida Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, s/n, bairro do Santíssimo.
  • Oriximiná: Campus da Ufopa em Oriximiná, localizado na Rodovia PA-254, n. 257, bairro Santíssimo.
  • Santarém: Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), Unidade Amazônia. Avenida Mendonça Furtado, n. 2946, sala nº 105 – Térreo, bairro Fátima.

Provas

A Prova de Redação será realizada dia 25 de setembro de 2016, das 8h às 12h, nas cidades de Jacareacanga, Oriximiná e Santarém. No dia da prova, além do Cartão de Confirmação de Inscrição, será obrigatória a apresentação do documento original de identidade do candidato. Já as entrevistas serão realizadas no período de 10 a 14 de outubro de 2016.

O candidato indígena poderá obter informações na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada no Campus de Santarém, Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, 4º andar, bairro de Fátima. Mais informações pelo telefone: (93) 2101-6519, pelo e-mail de.proen@ufopa.edu.br ou no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/psei2016.

*Do Portal da Ufopa
Com adaptações


Reportar erro