Abertas as inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

A data da primeira fase está prevista para 11 de setembro. Prova objetiva terá duração de 5h


Estão abertas até as 23h59 do dia 17 próximo as inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O edital com as normas do exame foi publicado na quarta-feira, 4. Os valores das taxas de inscrição para cada uma das duas etapas são de R$ 100 e R$ 300, respectivamente.

Para participar do exame, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no país e apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido pela Receita Federal. O diploma de medicina deve ser expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida pelo Ministério da Educação do país de origem, ou órgão equivalente, e autenticado por autoridade consular brasileira.

A primeira etapa da prova, escrita, terá questões objetivas, de múltipla escolha, e questões discursivas. Na segunda etapa, o candidato deve passar por uma avaliação prática de habilidades clínicas, com tarefas específicas distribuídas em dez estações de trabalho.

Abertas as inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

Foto: Pixabay

A data da primeira fase está prevista para 11 de setembro. A prova objetiva terá duração de cinco horas e será aplicada das 8h às 13h. Em seguida, os candidatos terão três horas para fazer a avaliação discursiva, das 15h às 18h. A divulgação dos resultados dessa etapa deve ocorrer em 14 de outubro. A segunda fase está prevista para os dias 12 e 13 de novembro. O resultado será divulgado na data provável de 26 de dezembro.

O Revalida consiste em um processo unificado para revalidação de diplomas médicos estrangeiros compatíveis com as exigências de formação das universidades brasileiras. É uma ação articulada entre os ministérios da Educação e da Saúde. Em 2015, o exame teve 4,2 mil inscritos, dos quais 50,3% conseguiram a revalidação do diploma.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página eletrônica do exame.

O Edital nº 22/2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que torna pública a realização da próxima edição

do Revalida, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 3.

*Do Portal do MEC
Com adaptações


Reportar erro