Abertura dos resultados da Avaliação de Alfabetização será dia 22

Entre 22 de maio e 5 de junho, estará aberto o período para a interposição de recursos


Os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016 serão divulgados para as escolas na próxima segunda-feira, 22. Terão acesso aos resultados apenas as instituições de ensino com, no mínimo, dez estudantes matriculados no momento da avaliação e que tiveram taxa de participação de 80% dos estudantes matriculados no terceiro ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2016. Para receber os resultados, as escolas devem manter seus cadastros atualizados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre 22 de maio e 5 de junho, estará aberto o período para a interposição de recursos. A divulgação dos resultados finais será em agosto. Só nesse momento, a imprensa, os gestores públicos e demais interessados terão acesso aos dados da avaliação.

Abertura dos resultados da Avaliação de Alfabetização será dia 22

Foto: João Bittar/ Unesco-MEC

Finalidade

A ANA é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem foco nos níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, alfabetização em matemática e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.

Passam por esse sistema todos os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas no ano da aplicação da avaliação. Em 2016, os testes foram aplicados para 2,5 milhões de estudantes, de 50 mil escolas e 100 mil turmas.

*Do portal do MEC,
com adaptações


Informar erro