Adjetivo adverbializado

Os adjetivos adverbializados ilustram a mudança de uma dada classe gramatical para outra. De acordo com Martin Hummel (2001), a conversão do adjetivo em…


Os adjetivos adverbializados ilustram a mudança de uma dada classe gramatical para outra. De acordo com Martin Hummel (2001), a conversão do adjetivo em advérbio ocorre desde o Latim, língua que originou a nossa querida língua portuguesa.

Adjetivos

Antes de abordamos detalhadamente o conceito de adjetivo adverbializado, faremos uma pequena revisão do que são os adjetivos e os advérbios. De acordo com o estudioso Domingos Paschoal Cegalla, os adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características dos seres. Na frase, exercem as funções sintáticas de predicativo e adjunto adnominal.

Confira os exemplos a seguir:

-Tinha uma coleção de belas gravatas vermelhas.
-O carro está velho.
-“Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul.” (Cecília Meireles)

Adjetivo adverbializado

Foto: Reprodução/ internet

Advérbios

Segundo Cegalla, o advérbio é uma palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Na oração, exerce a função sintática de adjunto adverbial. A maioria dos advérbios modifica o verbo; somente os de intensidade podem também modificar adjetivos e advérbios.

Confira os exemplos a seguir, também retirados da “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”:

-O navio chegou ontem.
-Paulo jogou bem.
-A moça é muito linda.

Adjetivo adverbializado: o que é?

Dependendo do contexto em que se encontra inserido, o adjetivo pode acabar ocupando a função de advérbio: trata-se do adjetivo adverbializado. Assim sendo, o adjetivo adverbializado é o adjetivo que exerce função de advérbio ao modificar verbo, adjetivo ou o próprio advérbio.

Normalmente, ocorre com os advérbios de modo, e com todos aqueles terminados em “mente”. Um dos exemplos mais conhecidos de adjetivo adverbializado é o da propaganda da cerveja Skol: A cerveja que desce redondo. Observe que, nessa frase, o adjetivo “redondo” modifica o verbo “descer” e não o substantivo “cerveja”. A frase indica o modo como a cerveja desce, ou seja, redondamente. Outro exemplo conhecido é o da empresa União: “Viaje tranquilo (= tranquilamente), vá pela União.”

Confira a seguir alguns adjetivos que se transformam em advérbios:

-Batman bateu forte no Coringa. (fortemente)
-Meu irmão chegou rápido à festa. (rapidamente)
-O pai tratava igual a todos os filhos. (igualmente)
-Os professores falavam macio. (maciamente)

 

Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Informar erro