Aeromodelismo

Conheça sobre aeromodelismo, o conjunto de atividades que envolvem o planejamento, a construção de voo de modelos em miniatura de aeronaves e espaçonaves


Denomina-se aeromodelismo o conjunto de atividades que envolvem o planejamento, a construção de voo de modelos em miniatura de aeronaves e espaçonaves, como aviões, balões, foguetes, dentre outros. Esta atividade tem objetivos experimentais, esportivos ou recreativos.

O aeromodelismo se aprimorou, principalmente como um hobby, no início do século XX, aproveitando os recursos tecnológicos desenvolvidos naquele momento, com destaque para as inovações no campo da navegação aérea.

Categorias do aeromodelismo

Aeromodelismo

Foto: Pixabay

São várias as categorias de aeromodelismo:

  • VCC ou U/Control – Trata-se do voo circular controlado. Nesta categoria, o aeromodelo e aeromodelista ficam ligados por meio de cabos (de 15 a 18 metros de comprimento);
  • Radio controlado – Nesta categoria, o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências (FM, AM, PCM, sistema 2.4 GHz). Atualmente, esta é a categoria mais praticada de aeromodelismo, dividindo-se em três modalidades, diferenciadas pelo seu tipo de motor: motores a explosão (combustão interna), motores elétricos e planadores. Os aeromodelos com motores a explosão ou movidos a combustão interna podem atingir tamanhos acima dos 50% das proporções de um avião real; os aeromodelos com motores elétricos utilizam os recursos tecnológicos mais avançados e têm o potencial de atingir porte e peso menores. Os modelos elétricos permitem, ainda, um som mais reduzido e a elaboração de miniaturas multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, entre outros). Estas características permitem aterrissagens mais vagarosas e voos em locais fechados ou amplamente abertos, como parques. Os planadores utilizam cabos tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos e cabos puxados por motores elétricos. Eles podem ser lançados manualmente ou por motores elétricos ou combustão interna. Estes meios utilizados apenas levam o aeromodelo a determinada altura de voo e, posteriormente, é desacoplado e o modelo continua voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais (vento, por exemplo), porém o modelo com superfícies de comando permanece controlado via radiocontrole.
  • Voo livre – Depois de lançado, o aeromodelo não sofre mais nenhuma interferência do aeromodelista. Nesta categoria, pode ser utilizado o aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

Aeromodelismo no Brasil

A Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) foi fundada em 1959, com sede em São Paulo, e reúne os clubes e agrupamentos que exercem a prática em todos os lugares do Brasil. A confederação é oficialmente aceita pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Defesa e pelo Conselho Nacional de Desportes do Ministério do Esporte, como sendo a máxima instituição coordenadora do aeromodelismo no Brasil.


Reportar erro