Agente da passiva

Antes de tentarmos entender o que é agente da passiva, se faz necessário entender  o que é voz ativa e voz passiva. Usaremos um…


Antes de tentarmos entender o que é agente da passiva, se faz necessário entender  o que é voz ativa e voz passiva. Usaremos um exemplo para ficar mais fácil de entender. Na voz ativa, a frase fica: “O homem derrubou a casa”, e na voz passiva: “A casa foi derrubada pelo homem”. Dessa forma, entendemos que a voz ativa apresenta o sujeito que praticou a ação em um objeto. Na segunda, onde se apresenta a voz passiva, quem pratica a ação é chamado de agente da passiva. Pode-se concluir, então, que o agente da passiva é o sujeito da oração, mas só quando o verbo se encontrar na voz ativa como no primeiro exemplo.

Agente da passiva

Foto: Reprodução

O que é agente da passiva?

O termo da frase que pratica a ação sofrida pelo sujeito é denominado agente da passiva e normalmente vem acompanhado da preposição por ou suas variações, conforme demonstrado no exemplo abaixo.

“A carta foi entregue à moça pelo carteiro”.

No exemplo, o agente da passiva está em destaque. O termo em destaque acima torna-se o agente da oração, uma vez que pratica a ação verbal:

O carteiro entregou a carta à moça”.

Independente de estar em uma oração de voz ativa ou passiva, agente e paciente permanecem os mesmos termos, no entanto, a função sintática é diferente.

Classificações do agente da passiva

O agente da passiva pode ser classificado de acordo com três determinantes, conforme explicado abaixo.

  • Quando é classificado quanto à relação: estará sempre associado ao verbo intransitivo na voz passiva;
  • Quando é classificado quanto à forma: o agente da passiva sempre se liga ao verbo por meio de uma preposição – normalmente por e variações;
  • Quando é classificado quanto ao valor: o agente da passiva indica o elemento que pratica a ação verbal.

Quando na voz ativa sintética, normalmente não se pode determinar o agente da passiva, ficando dessa forma indeterminado. Para exemplificar, acompanhe o exemplo abaixo:

Voz passiva sintética: vendem-se bombons.

Voz passiva: Bombons são vendidos – por quem?

A oração, dessa forma, não pode ser transferida para a forma de voz ativa, uma vez que não sabemos quem é o agente da passiva – quem pratica a ação.

Representações do agente da passiva

O agente da passiva pode ser representado por substantivo, pronome, numeral ou por oração substantiva, conforme os exemplos abaixo.

  • Substantivo ou palavra substantivada

Na frase “A filha é educada pela mãe”, podemos notar que “a filha” é o sujeito, “é educada” é o verbo passivo, e “pela mãe” é o agente da passiva.

  • Pronome

“Nada seria ignorado por ele”. Na frase ao lado o pronome “ele” vem acompanhado da preposição “por”, sendo o agente passivo da frase, e “ignorado” é o verbo passivo.

  • Numeral

Para exemplificar, usaremos a frase “Aires era amado dos dous” (Machado de Assis). Nela, “Aires” é o sujeito, “era amado” é o verbo passivo, e “dos dous”, o agente da passiva representado por numeral.

  • Oração Substantiva

“O presente será dado por quem o comprou”. Na frase, “dado” representa o verbo passivo e “por quem o comprou” seria a oração substantiva que representa o agente da passiva.


Reportar erro