Agentes mutagênicos

Todo elemento que se introduz no DNA e se expõe as células, promove uma alteração nas moléculas e por essa razão é chamado de agente mutagênico.


Na genética, são utilizados alguns termos técnicos para explicar determinadas situações ou nomear estruturas. Por exemplo, o ácido desoxirribonucleico (DNA) é o nome dado a estrutura de genes encontrados no núcleo de cada célula que identifica e e proporciona exclusividade a cada ser vivo. Com relação a essa estrutura do corpo, podem ocorrer mutações, que nada mais são que as transformações dos genes, provocando uma alteração ou dano ao material genético de cada ser vivo.

Neste artigo, iremos compreender melhor o que são agentes mutagênicos, quais são os seus tipos, em que eles interferem na saúde dos ser humano e como são utilizados pela ciência.

O que são agentes mutagênicos?

Todo elemento que se introduz no DNA e se expõe as células, promove uma alteração nas moléculas e, por essa razão, é chamado de agente mutagênico. Como o próprio o nome já induz, ele é capaz de transformar os genes e esses, por sua vez, repassam as informações alteradas para os seus descendentes. Em outras palavras, o que ocorrer nesse processo é um dano ao material genético.

É importante ressaltar que toda mudança imprevista e brusca no material hereditário, isto é, do DNA, é considerada uma mutação. Pois não condiz com a natureza desse material. Assim, existem três forma de mutações: química, física e biológica.

Agentes mutagênicos

Imagem: Reprodução/ internet

Tipos de mutações

  • Químicas: Produzidas em laboratórios, algumas substâncias químicas quando entram em contato com as células do corpo causam uma transformação no material genético causando anomalias resultantes na ativação de células cancerígenas. Bem como a ação de radicais livres no organismo. Exemplo: o tabagismo;
  • Físicas: A ação de elementos que promovem a radiação ionizante, são capazes de destruir as ligações químicas. Um exemplo disso, são os raios gamas e o raio-X;
  • Biológicas: Vírus e bactérias são exemplos de agentes biológicos, eles se disfarçam de células naturais e se acoplam ao material genético, causando prejuízos à saúde humana.

Malefícios dos agentes mutagênicos e os seus usos pela ciência

Todos os tipos de agentes que alteram o material genético é maléfico à saúde humana, pois eles apresentam efeitos nocivos às células causando doenças, como o câncer. É importante, portanto, ficar atento aos hábitos do dia a dia, a fim de evitar ação desses elementos no organismo.

Entretanto, apesar da nocividade desses agentes para a saúde, a ciência faz uso deles. Bactérias e vírus, por exemplo, são utilizados pela engenharia genética para a criação de seres transgênicos. Na quimioterapia, algumas bactérias mutagênicas também são utilizadas. E mesmo causando risco à saúde devido a sua ionização nas células, o raio-x é usado pela medicina.


Reportar erro