Agreste

O agreste é uma área que predomina a caatinga e se localiza na região do Nordeste. Essa área é muito rica em sua cultura…


O agreste é uma área que predomina a caatinga e se localiza na região do Nordeste. Essa área é muito rica em sua cultura e apesar do clima seco é possível encontrar algumas pequenas áreas úmidas.

Chamamos de agreste a área que se localiza entre a Zona da Mata e o Sertão, no Nordeste do nosso país. Essa é uma região semiárida e o bioma que predomina este local é a caatinga. Em algumas regiões podemos encontrar pequenas áreas úmidas e também brejos, onde são desenvolvidas áreas agrícolas.

Agreste

Foto: Reprodução

Localização

Podemos dizer que, geograficamente, o agreste é uma faixa estreita, paralela à costa do Oceano Atlântico, que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No leste, próximo à Zona da Mata o clima se torna mais úmido e a medida que segue em direção ao Sertão o clima vai se tornando mais seco e a paisagem mais árida.

As maiores cidades nordestinas que estão situadas no agreste são: Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Itabaiana, em Sergipe; e Arapiraca, em Alagoas.

As características geográficas

O agreste possui o solo essencialmente pedregoso, rios temporários, vegetação rala e pequena (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Essa área juntamente ao Sertão compõem o ecossistema chamado caatinga.

Nos brejos, há uma maior umidade, o principal acidente geográfico dessa região é o planalto da Borborema, este apresenta uma vegetação tropical e florestada, com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste; e vegetação de caatinga, com o clima semiárido e seco nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto.

As mesorregiões do Agreste

Os municípios que se localizam na faixa do agreste, em cada estado, possuem características econômicas e sociais semelhantes, e por isso são chamados de mesorregiões. Veja as mesorregiões a seguir:

  • Mesorregião do Agreste Potiguar (Rio Grande do Norte) – é a terceira mais populosa, há 43 municípios agrupados nas seguintes microrregiões: Baixa Verde, Borborema Potiguar e Agreste Potiguar.
  • Mesorregião do Agreste da Paraíba – há 66 municípios agrupados em 8 microrregiões: Campina Grande, Itabaiana, Carimataú Ocidental e Oriental, Esperança, Umbuzeiro, Brejo Paraibano e Guarabira.
  • Mesorregião do Agreste de Pernambuco – há 71 municípios agrupados em 6 microrregiões: Vale do Ipanema, Alto Capibaribe, Médio Capibaribe, Garanhuns, Vale do Ipojuca, Brejo Pernambucano.
  • Mesorregião do Agreste de Alagoas – há 10 municípios agrupados em 3 microrregiões: Arapiraca, Palmeira dos Índios e Traipu.
  • Mesorregião do Agreste de Sergipe – há 17 municípios agrupados em 4 microrregiões: Nossa Senhora das Dores, Agreste de Lagarto, Agreste de Itabaiana e Tobias Barreto.
  • Bahia – não há uma mesorregião na qual estejam agrupados os municípios que correspondem ao Agreste Baiano. O maior município no Agreste Baiano é Feira de Santana.

A cultura

O agreste possui os maiores festivais de São João de todo o mundo, onde se destacam as festividades de Caruaru e Campina Grande. Nestes festivais o milho, um dos grandes cerais nativo da América é o principal alimento.


Reportar erro