Agropecuária é responsável por quase 70% dos gases de efeito estufa

O último levantamento feito pelo Observatório do Clima, aponta que 69% dos gases de efeito estufa são emitidos pelas práticas da agropecuária


Muito se é falado sobre o meio ambiente e das formas de prevenção que devem ser colocadas em prática para mudar os dados preocupantes sobre a camada de ozônio ou o efeito estufa. Porém, pouco é dito sobre redução dos consumos humanos, grande responsável pelo estado em que o mundo se encontra atualmente.

Para se ter uma ideia, o último levantamento feito pela rede que reúne 40 organizações da sociedade civil, o Observatório do Clima, aponta que 69% dos gases de efeito estufa são emitidos pelas práticas da agropecuária.

Entre os grandes vilões desta atividade estão: o processo digestivo dos rebanhos, a utilização de fertilizantes nos solos e, claro, o desmatamento sem freios para aumentar as áreas destinadas a esta atividade econômica.

Agropecuária é responsável por quase 70% dos gases de efeito estufa

Foto: depositphotos

Principais regiões destas práticas

De acordo com o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg) do Observatório do Clima, no Brasil houve um aumento de 3,5% dos gases poluentes comparando 2014 com 2015.

Enquanto o primeiro ano teve 1,861 bilhão de toneladas de emissões brutais registradas, o ano seguinte teve um aumento, chegando a 1,927 bilhão de toneladas de CO2 no país.

Segundo o coordenador do Seeg, Tasso Azevedo, as emissões de gases poluentes no Brasil vem aumentando desde 2005. “O Brasil tem um padrão de crescimento das emissões muito parecido com outros países em desenvolvimento”, ressaltou. Já com relação à criação de gado, que é o problemas mais expressivo, é possível destacar as regiões brasileiras que mais colaboram com este desgaste ambiental.

Só em 2015 no Brasil, as atividades pecuárias foram responsáveis por 1,3 bilhão de toneladas de CO2. Desta porcentagem, é possível identificar que 33% das emissões estão localizadas na região centro-oeste. O Sul, por sua vez, ocupa o segundo lugar com 20% , seguido pelo Sudeste que apresenta 19%.

Com o levantamento também foi possível determinar os estados com maiores índices, são eles: Mato Grosso (12%), Minas Gerais (11%) e Rio Grande do Sul (11%).

Outros poluentes

A agropecuária não é a única atividade causadora do efeito estufa. Apesar de ser a maior em questão de números, divide a responsabilidade com outros setores, como o transportes, segundo maior emissor de gases poluentes com 11%.

Em terceiro lugar vem as indústrias, com 9%. Por fim, vem a produção de energia, com 7%, incluindo a fabricação de combustíveis e a geração de energia.


Reportar erro