Alcalinidade

Entenda o que é o processo de alcalinização e saiba a que se refere o termo alcalinidade. Confira!


Chamamos de alcalinidade a capacidade de um sistema aquoso de neutralizar os ácidos sem que haja a perturbação de forma extrema das atividades biológicas que nele decorrem.

As substâncias que possuem a capacidade de ionizar-se em meio aquoso e produzir íons de hidrogênio – H+ – são chamadas de ácidos e, quando em solução, podem ser caracterizadas por terem valor de pH abaixo de 7. Em contrapartida, as substâncias que dissociam-se em meio aquoso e liberam íons de hidroxila – OH – são denominadas bases e seu pH, quando em solução, é sempre acima de 7.

Quando essas duas substâncias, ácido e base, reagem, forma-se um sal decorrente de um processo que é chamado de neutralização.

Alcalinidade

Imagem: Reprodução/ internet

Mas o que é alcalinidade?

Podemos chamar de alcalinidade de uma solução, a capacidade de neutralizar os ácidos de forma que quanto maior for o pH dessa solução ou maior a concentração básica que apresentar, maior será a sua alcalinidade.

Essa alcalinidade se deve principalmente à presença de sais de ácidos fracos, bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. Quando se trata de hidróxidos, acontece a neutralização de forma direta, uma vez que as soluções básicas apresentam os íons hidroxilas dissolvidos.

Neutralização

Vamos tomar como exemplo a neutralização do ácido fosfórico – H3PO4 – a partir de três bases diferentes. Não levando em consideração o grau de ionização do ácido e o grau de dissociação das bases, temos que três mols da base hidróxido de sódio são necessárias para neutralizar totalmente um mol de ácido fosfórico, e isso resulta em um mol do sal fosfato de sódio e três mols de água:

H3PO4 + NaOH → Na3PO4 + 3H2O

Além disso, dois mols de base hidróxido de cálcio são necessários para que um mol de ácido fosfórico seja completamente neutralizado, e isso resulta em um mol de sal fosfato de cálcio e dois mols de água:

H3PO4 + 2Ca(OH)2 → Ca3(PO4)2 + 2H2O

Enquanto isso, temos ainda que um mol de base hidróxido férrico seria necessário para que um mol do ácido fosfórico fosse totalmente neutralizado, de forma a resultar em um mol do sal fosfato férrico e um mol de água:

H3PO4 + Fe(OH)­3 → FePO4 + H2O

Com as três bases mencionadas acima, sendo que todas tem a mesma concentração, pudemos concluir que a terceira possui um valor mais alto de alcalinidade, uma vez que sua dissociação pode ser feita em um número maior de íons hidroxila, pois apresenta três dos íons por molécula de base.


Reportar erro