Amálgama

Amálgama é uma liga metálica que possui como componente mais importante o mercúrio. Conheça os principais tipos de amálgama!


Amálgama é uma liga metálica que possui como componente mais importante o mercúrio. Possui variadas funções, por exemplo, a amálgama de estanho pode ser utilizada para espelhar o vidro.

De um modo geral, a amálgama é muito utilizada na odontologia. Neste artigo, o Estudo Prático descreve sobre esta liga metálica e suas diferenciações.

O que é amálgama?

A amálgama é uma solução de um ou diversos metais misturados em mercúrio ou liga de um determinado metal acompanhado de mercúrio.

Quando a quantidade de metal inserida na mistura é pequena, a amálgama possui formato líquido. Em outras situações em que a amálgama possui grande percentagem de metal, a mesma se torna sólida e consistente.

Amálgama

Foto: Reprodução/ internet

Em que a amálgama é utilizada?

A amálgama é bastante utilizada na extração de ouro e prata, a partir de fios de minério (amalgamação). O nome da mesma é utilizado no sentido figurado, em que se dá à mistura de coisas diversas e heterogêneas.

Sua nomenclatura pode ser utilizada para definir também a reunião desordenada de pessoas de diferentes classes e qualidades. Na linguística, amálgama significa a mistura de duas palavras com a função de criar uma nova palavra.

Amálgama e a ligação com os dentistas

A amálgama é muito utilizada entre os dentistas, através da combinação: prata, mercúrio e estanho. Sua função principal é a de restaurar os dentes.

Tal junção de substâncias que formam a amálgama dental possui muita resistência, principalmente no que diz respeito à oxidação. No entanto, em decorrência do mercúrio ser absorvido pelo organismo, a combinação foi abolida em alguns países, como, por exemplo, na Suécia.

Dentro da odontologia o material leva o nome de amálgama de prata.

Tipos de amálgama

  • Amálgama de sódio;
  • Amálgama de prata;
  • Amálgama de ouro;
  • Amálgama de alumínio;
  • Amálgama de tálio;
  • Amálgama de estanho.

Amálgama de sódio

É usada como agente redutor em química orgânica e inorgânica. É utilizada nas lâmpadas de vapor de sódio.

Amálgama de prata

É utilizada entre os dentistas, através de ligas de mercúrio com prata, cobre, índio, estanho e zinco, como forma de material de restauração (preenchimento) de dentes danificados.

Amálgama de ouro

É utilizada na mineração do ouro, em países em desenvolvimento. O ouro presente nas rochas é dissolvido pelo mercúrio, formando uma mistura mais densa que posteriormente é separada dos sedimentos rochosos. É considerado um processo altamente tóxico.

Amálgama de alumínio

É um agente redutor em reações de química orgânica, como, por exemplo, redução de iminas à aminas.

Amálgama de tálio

É utilizada como termômetro de baixas temperaturas.

Amálgama de estanho

Foi muito utilizada no século 19 como superfície refletora de espelhos.


Reportar erro