América Andina

A América Andina é uma região do território da América do Sul. Esse nome vem devido ao fato da região ser cortada pela Cordilheira…


A América Andina é uma região do território da América do Sul. Esse nome vem devido ao fato da região ser cortada pela Cordilheira dos Andes. Ela se estende desde o oeste Continente da América do Sul, mais especificamente da Venezuela até o Chile. Conheça as principais características dessa região e outros dados importantes agora.

América Andina

Foto: Reprodução

Localização

A América Andina é uma região que se localiza na América do Sul, é cortada pela Cordilheira dos Andes e os países que a compõem são: a Venezuela, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Bolívia e o Chile.

Nesta região estão localizados paisagens, climas e vegetações bem diferentes. É chamada dessa forma por ser cortada pela Cordilheira dos Andes, uma cadeia montanhosa que se estende de norte a sul da costa oeste da América do Sul.

Características

É uma região que possui grandes cadeias de montanhas e planaltos de altitudes muito elevadas. Tem aproximadamente 7500 km de extensão, possuindo 300 km de largura a altitudes maiores que 7000 metros.

Podemos encontrar na região andina três tipos de paisagens que possuem clima e vegetação bem diferentes, são elas: a Cordilheira dos Andes, as planícies litorâneas (que se localizam às margens do Oceano Pacífico) e as planícies orientais (que se localizam nas terras baixas amazônicas). O clima varia muito de acordo com a localização e distância da Cordilheira dos Andes, temos: o clima tropical, desértico, equatorial (no sul do Peru e norte do Chile), temperado e mediterrâneo (que vai diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile).

Habitantes

A população dessa região fica em torno de 144 milhões de habitantes, sendo formada por índios, mestiços e brancos de origem espanhola. Entre esses, podemos afirmar que cerca de 70% dessa população é composta por ameríndios, que surgiram em consequência da miscigenação entre o índio e o branco.

Grande parte dessa população se localiza nos planaltos em torno das Cordilheiras dos Andes ou nas planícies litorâneas. A sociedade é marcada pela grande desigualdade social, e boa parte dos habitantes vive na pobreza. O Chile é o único país dessa região que se diferencia quanto aos seus indicadores sociais, pois possui a menor taxa de mortalidade e a mais alta taxa de IDH.

A língua oficial da população andina é o espanhol e a religião que predomina essa região é a católica. Um dos grandes problemas sociais que consequentemente acaba agravando as condições sociais de quase toda a população é o tráfico de drogas, e isso se deve ao aumento da área plantada de coca e do número de pessoas que se dedicam a essa atividade.

Economia

A economia dos países andinos é bastante diversificada, mas possui como base as atividades primárias, como: a mineração, a pesca, a agricultura e a pecuária. Com relação à mineração, temos o petróleo (encontrado no Equador, Colômbia e principalmente na Venezuela), o chumbo, a prata (encontrados no Peru), o cobre (encontrado no Chile), o estanho, a bauxita e o gás (encontrados na Bolívia).

A pesca possui destaque no Equador, na Colômbia e também no Peru. A agricultura familiar é praticada pelos camponeses mais pobres, que plantam com poucos recursos e métodos mais tradicionais. Já a agricultura comercial utiliza técnicas mais modernas e se concentra em grandes propriedades onde a produção vai para a exportação. A pecuária se concentra na criação de rebanhos bovinos e ovinos, porém a produção é baixa e não supre a necessidade do mercado interno.


Reportar erro