Analista de suporte técnico

O analista de suporte técnico é o profissional responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa, um especialista em tecnologias que se mantém atualizado acerca das atualidades mercadológicas de hardware e software e garante o suporte tecnológico para o tráfego de informações. A demanda por este profissional vem crescendo muito nos últimos anos, devido à informatização de várias empresas.

As atribuições do analista de suporte técnico

O analista de suporte técnico padroniza a análise e programação dos sistemas de aplicação, sendo o responsável pelas seguintes tarefas:

  • Atuar com suporte técnico em hardware e software para clientes internos e externos;
  • Instalar e manter os diversos sistemas operacionais;
  • Responder questões técnicas e relacionadas com serviços, produtos, relacionamento com clientes, garantia, entre outros;
  • Projetar e prestar manutenção em redes de computadores;
  • Garantir a segurança dos dados e serviços, com a criação de políticas de segurança, prevenção contra invasões (sejam elas físicas ou lógicas), criação e manutenção de cópias de segurança e a definição e manutenção do controle de acesso aos recursos;
  • Participar na análise, estudo, seleção, planejamento, instalação, implantação e manutenção de software básico e de apoio como sistemas operacionais;
  • Instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP etc.), com a definição do controle de acesso de banda à web e das políticas de controle de conteúdo, configuração das contas de correio eletrônico e a interligação das possíveis filiais por WAN através de VPN’s ou outros recursos;
  • Instalar e manter sistemas de gestão;
  • Instalar, configurar e atualizar programas de anti-vírus e anti-Spywares;
  • Instalar a manter sistemas de bancos de dados (SGBD);
  • Prover sistemas de mídia digital;
  • Participar e dar suporte a outros projetos da empresa, de acordo com o pedido da diretoria.
Analista de suporte técnico

Foto: Reprodução/ internet

A formação do profissional

Por ser o profissional responsável pela criação e manutenção da infraestrutura de TI de uma empresa, o analista de suporte técnico se relaciona com a área de TI, informática e suporte técnico.

Geralmente, este profissional tem curso superior (graduação em sistemas de informação, ciência da computação e engenharia da computação) e alguma certificação na área de suporte em um sistema operacional popular. A certificação mais importante é a MCSE + I (Microsoft Certified Systems Engineer), além das certificações do instituto Brainbench.

A área em que o analista de suporte técnica atua é bastante abrangente e o profissional deve ser bastante capacitado nas ferramentas utilizadas no mercado, mantendo-se constantemente atualizado a respeito dos softwares e hardwares disponíveis. Para que o profissional possa desempenhar corretamente as suas funções, é importante que ele tenha conhecimentos na área de informática em geral, além daqueles adquiridos no curso de graduação.

Muitas vezes, o serviço do analista de suporte técnico é realizado por empresas terceirizadas ou prestadoras de serviços, para reduzir os custos operacionais.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.