Animais que há milhares de anos já existiam na Terra

Um grupo de animais se destacam por ser tão antigos quanto o nosso planeta. Eles passaram a existir há muito tempo e permanecem até hoje


O nosso planeta já passou por várias transformações. Muitas delas responsáveis por dar vida a novos seres, outras, por extinguir alguns animais, cujos maiores representantes são os tradicionais dinossauros.

Entretanto, há um grupo de animais que se destacam por ser tão antigos quanto o nosso planeta. Ou seja, eles passaram a existir há muito tempo e permanecem até hoje.

Conheça agora quem são os animais que há milhares de anos já existiam no globo terrestre.

Lampreia

animais-que-ha-milhares-de-anos-ja-existiam-no-globo-terrestre

Foto: reprodução/site wikipedia

Os principais animais ancestrais do mundo são aquáticos, pois foi no mar que as primeiras formas de vida apareceram. De acordo com os biólogos, esse peixe vem da era Paleozoica, com quase 370 milhões de anos. Ele não tem escamas e possui dentes afiados dispostos em uma boca circular responsável por prender outros peixes, cujo sangue serve de alimento.

Náutilos

animais-que-ha-milhares-de-anos-ja-existiam-no-globo-terrestre-2

Foto: Pixabay

Mais antigo do que as lampreias, os cientistas acreditam que os náutilos existem desde 500 milhões de anos atrás. Dá para acreditar? Parecido com um polvo, ele conseguiu sobreviver a diversas intempéries climáticas e pode ser encontrado até hoje nas profundidades dos oceanos.

Tubarão-Cobra

animais-que-ha-milhares-de-anos-ja-existiam-no-globo-terrestre-3

Foto: reprodução/site YouTube

Outro que acumula milhões de anos nas costas é o tubarão-cobra. Pesquisadores afirmam que ele existe há 150 milhões de anos. O nome vem da sua aparência que mistura a cabeça de um tubarão ao corpo semelhante a um animal que rasteja.

Esturjão

animais-que-ha-milhares-de-anos-ja-existiam-no-globo-terrestre-4

Foto: Pixabay

Sabe o caviar? Aquela comida super exclusiva e cara? Pois essa valorização tem um motivo! Ele vem das ovas de um peixe chamado esturjão, um animal bastante antigo. Composto por cerca de 20 espécies, eles vivem no mar há mais de 250 milhões de anos.

São seres enormes, que podem chegar a medir 4 metros e que também conseguiram sobreviver a muitas mudanças no planeta, como variações do nível de água, temperatura, interferência do homem, entre outros. Entretanto, infelizmente, o esturjão já está no topo das listas de animais em extinção.

Formigas Marcianas

animais-que-ha-milhares-de-anos-ja-existiam-no-globo-terrestre-5

Foto: reprodução/site bibocaambiental

Para fechar a nossa lista de animais mais antigos do planeta, vamos sair desse universo aquático. Pois é possível encontrar animais terrestres que ostentam milhares de anos no currículo. As formigas de marte ou marcianas, descobertas na selva amazônica, podem existir há 130 milhões de anos atrás.

Elas ganharam esse nome, pois se diferenciam das outras espécies de formiga por ter na cabeça um volume que se assemelha com um capacete. Mesmo sem visão, elas têm uma agilidade e destreza, responsáveis por serem grandes predadoras


Reportar erro