Animais vertebrados – Fotos, características e classificação

Por Nayla Georgia

Classificação

Pertencentes ao reino Animália e filo Chordata, os animais vertebrados são os seres vivos que têm o organismo mais avançado do planeta. Seu número é inferior ao grupo de animais invertebrados, chegando a aproximadamente 50000 espécies. Esses animais habitam os mais diversos ambientes, como o terrestre, aquático ou aéreo, bichos vertebrados podem ser avistados em desertos, florestas, mares, etc. A temperatura que abriga os vertebrados varia bastante, seja áreas muito quentes ou muito frias, esses animais têm a capacidade de se adaptarem bem.

Características dos vertebrados

Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados. A maior parte dos vertebrados possui o sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central composto pelo cérebro e medula espinal. Os vertebrados inferiores são controlados predominantemente pelo cérebro, que desempenha o comando das funções dos órgãos sensoriais. Os vertebrados superiores têm o cérebro maior, que permite a troca de informações mais intensa entre as diversas partes do organismo. Os músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso) e o esqueleto interno formam estruturas necessárias para que os animais se adaptem a forma de vida que levam. Na formação de órgãos, encontram-se responsáveis os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso.

Todos os animais vertebrados possuem cabeça e crânio circuncidando o encéfalo, que é formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Na fase embrionária, eles possuem a crista neural, que forma estruturas como as cefálicas. O sistema de respiração desses animais se dá através de brânquias, pulmões ou ainda pela pele.

Curiosidade

Sabia que nem todos os animais considerados vertebrados possuem vértebras, de fato? É o caso das feiticeiras e lampreias, classificadas como ágnatos.

Sua estrutura

Os vertebrados têm estruturas que permitem que o seu tamanho corporal se apresente maior. Eles têm também órgãos importantes com melhor proteção. A coluna e o crânio formam o esqueleto axial, a cauda e a caixa torácica (formada pelas costelas) fazem parte desse esqueleto. Essa caixa torácica protege alguns dos órgãos vitais, tais como o coração e os pulmões. Ossos e cartilagens formam as nadadeiras, braços, pernas e asas, esses fazem a representação do esqueleto apendicular. É graças a tais estruturas que os vertebrados são reconhecidos mais facilmente.

Exemplos de animais vertebrados

  • Aves: Ema, galinha, beija-flor, pinguim, joão-de-barro etc.;
  • Peixes: Arraia, barracuda, cavalo-marinho, tubarão, peixe-bruxa, lampreia, peixe-palhaço, dourado etc.;
  • Répteis: Serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, cobra-de-duas-cabeças etc.;
  • Anfíbios: Rã, sapo, perereca, cobra-cega etc.;
  • Mamíferos: Gato, cachorro, macaco, leão, onça, vaca, etc.

Fotos

Animais vertebrados – Fotos, características e classificação

Foto: Reprodução

 

Imagem de uma ave

Foto: Reprodução

 

Imagem de cachorro

Foto: Reprodução

 

Imagem de um gato

Foto: Reprodução

 

Imagem de animal vertebrado

Foto: Reprodução