Aparelho reprodutor feminino e masculino

Anatomia: o sistema reprodutor ou aparelho reprodutor feminino e masculino. Entenda sua estrutura e como funciona este sistema


A reprodução dos seres vivos ocorre de um jeito diferente em cada um deles, alguns nem sequer precisam de um parceiro sexual para reproduzir, mas esse não é o caso do ser humano. Os aparelhos reprodutores do homem e da mulher se complementam para a manutenção da espécie. Se complementam, mas não são iguais, tanto em estrutura quanto em função. O nome que se dá ao sistema responsável pela reprodução do ser humano é o (óbvio) sistema reprodutor ou aparelho reprodutor ou ainda sistema genital, que consiste num sistema de órgãos que trabalham juntos para realizarem uma ou mais funções, neste caso, a principal é a reprodução.

Como funciona o sistema reprodutor masculino

Como funciona o sistema reprodutor masculino

Anatomia do sistema reprodutor masculino | Imagem: Reprodução

Nos homens, o principal órgão é o pênis, mas além dele, os mais notáveis são:

  • A bolsa escrotal.
  • Os testículos.
  • Os epidídimos.
  • O canal deferente.
  • As glândulas anexas.
  • A uretra.

Este sistema funciona da seguinte maneira: os testículos produzem as células reprodutoras ( mais conhecidas como espermatozoides), estas são conduzidas pela uretra (que possui duas funções: canal para urinar e ejacular) durante a ejaculação – com o propósito de fecundar o óvulo feminino durante  ato sexual, apesar de nem sempre isso acontecer. Mas antes de serem ejaculadas, essas células são armazenadas nos epidídimos, que são dois tubos enovelados  e conectados aos testículos. Além disso tudo, ainda existe o sêmen, que é composto pelas células reprodutoras e por um líquido produzido pelas vesículas seminais.

Como funciona o aparelho reprodutor feminino

Como funciona o sistema reprodutor feminino

Anatomia do sistema reprodutor feminino | Imagem: Reprodução

Nas mulheres, além da vagina, outros órgãos e componentes importantes são:

  • As Tubas uterinas.
  • O útero.
  • Os ovários.
  • Os lábios vaginais.
  • A vulva.
  • O clitóris.

O sistema reprodutor feminino funciona da seguinte forma: quando se fala em reproduzir, é dentro do corpo feminino que ocorre a vida de outro ser, e tudo começa com o encontro do espermatozoide com o óvulo, quando o homem ejacula dentro da vagina da mulher. Obviamente, não é sempre que isso acontece. Se o óvulo fecundar com o espermatozoide, se inicia uma gravidez. Para auxiliar durante uma relação sexual, existem duas glândulas que produzem e liberam um muco lubrificante e também existe o clitóris, local que proporciona extremo prazer à mulher caso seja excitado. Já os óvulos são produzidos pelos ovários e liberados uma vez no mês; os ovários, por sua vez, são ligados ao útero pelas tubas uterinas – também chamadas de trompas de falópio. A vagina é constantemente confundida com a vulva e os lábios vaginais pequenos ou grandes, mas estes ficam do lado externo, enquanto a vagina abrange a parte interna.

Como ocorre a reprodução humana

A reprodução do ser humano acontece logo após o ato sexual entre um homem e uma mulher. Num certo momento, o homem irá ejacular dentro da mulher, que se estiver  em seu período fértil, tem muitas chances de engravidar. Após a ejaculação, os espermatozoides procuram o óvulo e, se encontram e ele é fecundado, temos o zigoto, que se instalará no útero para semanas depois formar o embrião, aquele que se tornará um feto, permanecendo na barriga da mulher por cerca de 9 meses.


Reportar erro