Aprenda a fazer gráficos de ‘pizza’ no Excel

O gráfico no formato de pizza permite uma melhor visualização dos dados e informações. Aprenda a montar gráficos de pizza no Excel


Produzido pela Microsoft, o Excel é um editor de planilhas para diagramação de fórmulas e gerenciamento de projetos, sendo também bastante utilizado para o controle de orçamentos e custos. Uma excelente opção é exibir os dados e informações em um gráfico no formato de pizza, pois permite uma melhor visualização. Utilizar os gráficos para explanação de dados e informações também é importante para causar uma boa impressão em uma apresentação, por exemplo, demonstrando organização e maior conhecimentos dos valores expressos.

Como montar um gráfico de pizza no Excel?

Muitas pessoas já desejaram fazer um gráfico de pizza no Excel, mas tiveram certo medo de que os seus dados pudessem ser modificados ou tiveram outras dúvidas. Os gráficos de pizza são simples de serem criados e interpretados, representando de uma maneira resumida os dados contidos na planilha. É importante ressaltar que este tipo de gráfico, que exibe diferentes partes de um mesmo grupo, não é indicado caso você tenha muitas categorias a serem exibidas. Recomenda-se sete como o número limite para este tipo de exibição.

Aprenda a fazer gráficos de 'pizza' no Excel

Foto: Reprodução/ YouTube

Passo a passo

  1. Abra o Microsoft Excel;
  2. Selecione os dados que deverão ser exibidos no gráfico. Recomenda-se que os dados já estejam transcritos na tabela antes de criar qualquer gráfico. Se o gráfico for inserido sem termos os dados, eles teriam que ser editados manualmente, o que aumenta a chance de erros nas informações;
  3. No menu superior do programa, selecione “Inserir” e, na sequência, clique em”Gráfico”;
  4. Abrirá uma caixa denominada “Tipo de gráfico”, e você deverá selecionar o tipo Pizza.
  5. A seguir, na opção “Subtipo de Gráfico”, selecione a opção “Pizza 2D” ou “Pizza 3D”. A opção de gráfico em 2D é o primeiro formato apresentado e consiste em um modelo mais simples de construção. Já os formatos de pizza em 3D consistem em gráficos mais elaborados e com posições diferenciadas, dando a impressão de terceira dimensão.
  6. Para verificar como o gráfico ficará, selecione a opção “Manter pressionado para exibir exemplo;
  7. O próximo e último passo é clicar em “Avançar” e finalizar o assistente de criação. Quanto mais o usuário praticar, criando documentos criativos, irá se adaptando e adquirindo familiaridade com as ferramentas oferecidas pelo programa.

Reportar erro