Aprenda a resumir artigos de forma simples e descomplicada

Resumos de artigos são inesperados. Mas com essas dicas você nunca mais vai precisar inventar desculpas para o professor


Quando já estamos atolados de trabalhos o suficiente, vem um professor, do nada, e pede um resumo de artigo. Socorro! Não sabemos por onde começar. Mas com certeza existem formas de facilitar esse novo dever.

O resumo se trata, nada mais nada menos, de uma peneira do que vale ser destacado de um texto. Sua função será apresentar um enfoque geral daquilo com que você está trabalhando, seja na escola, seja no âmbito acadêmico. É de senso crítico e de um bom entendimento daquilo que será destrinchado. E como você conseguirá essa façanha? Lendo o artigo, não tem jeito!

Para ajudá-lo nessa jornada, nós do Estudo Prático, separamos algumas dicas imperdíveis para você otimizar seu tempo e surpreender o professor com um ótimo resumo de artigo:

Aprenda a resumir artigos de forma simples e descomplicada

Foto: depositphotos

Lendo o material

Leia o artigo rapidamente para identificar o conteúdo, assinalando as ideias que julga importante a lápis, pois talvez, na primeira leitura, o que parecia importante, poderá deixar de ser. Anote ou destaque a pergunta feita ou o propósito do artigo. Em caderno, computador, etc:

  • Anote a tese ou a hipótese.
  • Faça tópicos das descobertas, das conclusões ou dos resultados.

Anotações e escrita

Depois da leitura inicial, reinicie a leitura reavaliando a ideia principal, revisando os detalhes importantes, as palavras chave, os termos técnicos, as definições, as classificações. Anote com as suas palavras o que compreendeu. Conforme ler o artigo novamente, continue anotando fatos importantes ou detalhes interessantes, sempre de acordo com o seu olhar:

  • Isso garantirá que, mesmo acidentalmente, você não plagie outro trabalho.
  • Não reescreva o artigo, trocando algumas palavras aqui e acolá. Faça uma síntese real. Reescreva o que entendeu.

O que não deve ser feito

Não é produtivo resumir à medida que se lê o artigo – geralmente o resumo fica grande demais, repleto de dados completamente descartáveis:

  • Resuma por seção. No final de cada grande parágrafo, ou até linha de pensamento, tente parar e resumir o que compreendeu numa única linha.

Resumo é simplicidade

Ao redigir o resumo, use frases curtas e diretas:

  • Um resumo deve ser explicativo. E explicações não podem ser complexas ou alongadas. O professor quer que você utilize sua perspectiva como filtro para simplificar as coisas.

Um resumo tem seções?

Se dividir o resumo nas mesmas categorias que o artigo apresenta, você conseguirá facilitar o seu trabalho e ajudará o seu leitor:

  • A introdução deve conter o problema e a proposição do trabalho, materiais e métodos, resultados e conclusões e etc.

Um editor amigo

Por último, peça para que alguém leia o seu material. Ao final, você terá certeza de que fez um trabalho satisfatório:

  • Relate as conclusões ao encerrar seu resumo. Diga o que o autor principal quis com seu artigo.
  • Sua conclusão poderá incluir resultados e uma análise própria.

Reportar erro