Aprenda como começar um discurso de forma atraente

Existem algumas dicas simples que podem nos ajudar a começar um discurso, deixando a fala fluir sem maiores preocupações. Confira


São várias as ocasiões em nossas vidas que podem nos exigir a preparação de um discurso. Muitas pessoas ficam nervosas e intimidadas com este tipo de situação, mas, felizmente, a maioria delas é antecipada, o que nos dá a oportunidade de nos prepararmos bem para o momento.

Existem algumas regras simples que podem nos ajudar a começar um discurso e, assim, será possível deixar a fala fluir sem maiores preocupações.

Dicas para dar um bom início a um discurso

A melhor maneira de se começar um discurso depende muito do assunto a ser discursado, do público e do tipo do evento.

Aprenda como começar um discurso de forma atraente

Foto: depositphotos

Entretanto, independentemente dos fatores citados, o orador deve prender a atenção do público logo no início, para garantir que as pessoas ouçam até o fim.

De acordo com especialistas, o poder do discurso persuasivo não é resultante de um carisma inato. Isto significa que as pessoas podem aprender técnicas para falar bem em público de forma eficaz.

Confira a seguir alguns métodos que podem funcionar e ajudar você a prender a atenção do seu público:

1) Como conquistar a atenção do público?

Se o seu discurso for do tipo ocasional ou animador, você pode lançar mão de uma piada e um pouco de humor para iniciar a sua fala. Lembre-se apenas de não utilizar nenhum tipo de humor que possa ofender o público.

Caso seja um evento realizado em homenagem a alguém, um bom modo de iniciar o seu discurso seria contando uma história engraçada envolvendo você e a pessoa homenageada. Se possível, teste a história ou piada com algumas pessoas antes do evento, para certificar-se de que não há nenhum problema.

Para prender a atenção da audiência logo no início, você também pode fazer uma alegação alarmante que evoquem reações emocionais fortes, ou declarações ousadas para chocar o público e fazê-lo prestar atenção em um assunto importante.

Iniciar o seu discurso provocando suspense ou despertando a curiosidade da audiência também são boas maneiras de conquistar a atenção que você deseja. Testemunhos, estatísticas, auxílios visuais e citações adequadas também costumam funcionar bem para conquistar a atenção das pessoas logo no início do seu discurso.

2) Envolver o público

Convocar a participação do público, perguntando qual é a sua opinião em determinado assunto, também é uma boa maneira de começar um discurso. Fazer perguntas retóricas também fará com que a audiência comece a ponderar as respostas, se envolvendo no tema do seu discurso.

Os exercícios de visualização, solicitando que a audiência imagine algo, e o pedido de sugestões para o público também são boas formas de envolver o público na sua fala.

3) Repetir palavras ou frases

Lembra-se do “I have a dream” de Martin Luther King? Sim, a repetição de uma palavra ou frase também é uma boa dica para o começo de um discurso.


Reportar erro