Aprenda como converter notas percentuais para GPA

A GPA é muito utilizada nos EUA. Ela é o resultado da média de todas as notas do estudante durante o ensino fundamental e médio


Você costuma quebrar a cabeça com conversões matemáticas? Saiba que não é o único a passar por esse dilema.

Na conversão entre notas percentuais e GPA, o processo pode ser um pouco complicado. Mas, se você prestar bem atenção, vai resolver qualquer problema ligando essa relação de forma fácil.

Sobre o GPA

A escala GPA (Grade Point Average) é muito utilizada em países como os Estados Unidos, por exemplo. Ela é o resultado da média de todas as notas recebidas pelo estudante durante o ensino fundamental ao ensino médio.

A média pode ser exigida inclusive em processos seletivos profissionais nos países que fazem uso do GPA.

Aprenda como converter notas percentuais para GPA

Foto: depositphotos

Nos Estados Unidos, os estudantes são avaliados na escola por letras, que variam de A a F. Já o GPA é representado em números em uma escala que vai de 0 a 4. Sendo assim, temos: A = 4.00, A- = 3.70, B+ = 3.33, B = 3.00, B- = 2.70, C+ = 2.30, C = 2.00, C- = 1.70, D+ = 1.30, D = 1.00, D- = 0,70, E/F = 0.00.

Quando as notas percentuais

A nota percentual, ou porcentagem, nada mais é do que um índice de comparação em relação a outro número.

Por se caracterizar como uma medida de razão com base no número 100, os valores submetidos ao cálculo estão relacionados a uma fração com a base 100. Já que ela é um índice, não possui unidade de medida, sendo representada pelo símbolo “%”.

Nesse caso em específico, a porcentagem vai indicar o quanto de aproveitamento que o aluno teve em determina disciplina. Ou seja, ela tem o mesmo peso no Brasil, perante o GPA nos Estados Unidos.

Transformando notas percentuais em GPA

Depois de saber do que se trata cada uma dessas unidades matemáticas, segue a explicação para a forma de converter notas percentuais em GPA.

A fórmula

O primeiro passo é conhecer a fórmula que propicia essa conversão. No exemplo, o “x” representa a porcentagem. A fórmula a ser usada é (x/20) – 1 = GPA.

Imagine que você tenha obtido um aproveitamento de 89% em Geologia. Apenas jogue este valor na fórmula para obter:

89/20 – 1 =

4.45 – 1 = 3.45.

A GPA que equivale a 89% é 3.45.

Outro método

Dentro da conversão, você tem de levar em consideração os valores determinantes na escala de E a A. Isso pode ser útil dependendo de como você está calculando sua GPA. Se o seu colégio adota este tipo de escala, você não precisa utilizar a fórmula, porque as notas se agrupam em intervalos.

Se a nota está no intervalo de 83% a 86%, dependendo do colégio você conseguirá um B, ou 3.0, independente de sua nota estar na parte de baixo ou de cima do intervalo.


Reportar erro