Aprenda como escolher um bom local para estudar

A primeira coisa que se deve fazer é desligar-se um pouco do mundo, dos aplicativos, jogos e demais coisas que possam interferir diretamente na sua atenção


Se você é uma daquelas pessoas que tem dificuldades para se concentrar nas horas dedicadas ao estudo, algumas atitudes simples quanto à escolha do local podem ajudá-lo a superar essa dificuldade.

Antes de tudo, se você vai estudar, é bom se desligar um pouco do mundo, dos aplicativos, jogos e demais coisas que possam interferir diretamente na sua atenção.

O local

Optar por um lugar tranquilo e silencioso ajuda muito na concentração. Fique longe de sons e aparelhos de televisão. Eles vão interferir demais na sua atenção.

Aprenda como escolher um bom local para estudar

Foto: depositphotos

Evite também lugares usados como passagem de pessoas, que possa lhe incomodar e desviar seu foco do estudo. O quarto ou algum lugar específico para estudos é o ideal.

Ainda sobre o local de estudo, também vale a pena optar por aqueles mais arejados, com temperatura média entre 18 e 22 graus. O extremo das temperaturas, frio ou calor demais, pode interferir na sua concentração.

Caso você tenha reservado um local específico para estudar, procure não perder muito tempo com decorações minuciosas. O mais importante é que ele seja funcional e confortável.

Iluminação

Aproveitar a luminosidade natural é uma atitude que não faz bem apenas para a economia de energia elétrica, ela também interfere no sucesso dos seus estudos. Encontrar locais bem iluminados faz com que sua atenção não seja dispersa, sobretudo durante o dia.

Já na parte da noite, você pode usar uma luminária direcionada ou a própria luminosidade do ambiente para seguir com os estudos. Procure ficar em uma posição em que a incidência da luz não venha de cima, nem de trás de você. Isso ajuda a criar sombras que também podem dispersar a sua atenção.

Fora de casa

Apesar de muita gente encontrar o local ideal para estudar na própria casa, seja por falta de espaço ou tranquilidade, tantas outras acham outros locais, fora dela, para estudar. Isso também é válido. Entre eles podem ser citados bibliotecas ou salas de estudo nas escolas ou faculdades.

Grupos de estudos

Nem sempre é necessário que você esteja só para se concentrar ou ter sucesso nos estudos. Reunir os amigos em grupos de estudo pode ajudar a assimilar melhor o conteúdo. Pois, em assuntos específicos que você tenha dúvida, outros amigos podem dominá-lo bem. Essa interação pode ser bem vantajosa para os estudos.


Reportar erro