Aprenda a converter medidas de líquidos

Aprenda a fazer a conversão de líquidos de ml para litros; saiba mais sobre essas medidas


Quando você vai comprar um refrigerante você escolhe qual tamanho? 2 litros? 500 ml? E na hora de construir uma piscina, você sabe calcular de quantos litros de água você vai precisar para mantê-la sempre cheia?

A medida de líquidos está presente no nosso dia a dia muito mais do que percebemos. Ela está incluída na nossa alimentação, na nossa higiene e na convivência social.

Por isso, aprender a converter as medidas de volume é fundamental para desempenharmos tarefas de rotina como cozinhar, limpar a casa ou comprar um shampoo!

Unidades de medidas de líquidos

Aprenda a converter medidas de líquidos

Foto: Philip Mason/ Free Images

O volume dos líquidos é calculado quando existe alguma coisa que possui três dimensões: altura, profundidade e largura. Ou seja, você só pode definir o volume do seu suco de laranja se ele estiver dentro de um compartimento que possua três dimensões como, por exemplo, um copo. Você sabe dizer quantos ml tem em um garrafão de água de 20 litros? Veja a relação e aprenda rapidamente:

O litro é a unidade padrão. A partir dele são calculadas as outras medidas. Ele pode ser multiplicado para grandes volumes (piscina olímpica) como pode ser dividido para pequenos volumes (como uma colher de sobremesa).

Quando o volume é grande podemos usar: decalitro, hectolitro, quilolitro.

– Decalitro: vale 10 vezes mais que 1 litro;
– Hectolitro: vale 100 vezes mais que 1 litro;
– Quilolitro: vale 1000 vezes mais que 1 litro;

Quando o volume é pequeno, usamos: decilitros, centilitros e mililitros.

– Decilitros: é um litro dividido por 10 vezes;
– Centilitros: é um litro dividido por 100 vezes;
– Mililitros: é um litro dividido por 1000 vezes.

Convertendo

A partir desse conhecimento fica mais fácil converter as medidas de líquidos. Por exemplo, você toma por semana 1 litro e meio do seu milk shake favorito, mas a sua nutricionista recomendou o consumo de apenas 400 ml. Como calcular essa diferença em litros?

Se ml é um litro dividido por mil, 400 ml será divido por 1000. Ou seja, você só poderá tomar agora 0,4 litros por semana.


Informar erro