Aprenda e treine como escrever mais rápido

Ter foco, aprender a organizar melhor o tempo, fazer resumos e praticar são algumas das medidas que podem ajudar você a escrever mais rápido


Escrever bem é uma atividade que requer prática, além de muita leitura. Existem algumas situações que nos exigem uma escrita mais rápida, pois temos um prazo a cumprir e precisamos encontrar uma forma de vencer o bloqueio criativo.

Escrever mais rapidamente pode ser aprendido, pois é uma forma de treino. Neste artigo, conheça algumas dicas para aprender e treinar como escrever mais rápido.

Dicas para escrever mais rápido

Ter foco, ficar longe de distrações, aprender a organizar melhor o seu tempo, fazer resumos e praticar são algumas das medidas que podem ajudar você a escrever mais rápido.

Aprenda e treine como escrever mais rápido

Foto: depositphotos

Confira a seguir algumas dicas para aprender e treinar a escrever bons textos mais rapidamente:

  • Faça resumos

Se você tiver uma boa memória, pode usar palavras-chave em vez de escrever palavra por palavra. Tomar notas com palavras-chave economizará tempo, mas lembre-se que o seu resumo deve fazer sentido para você.

  • Pratique!

Lembre-se que, para conseguir exercer bem qualquer função, a prática é fundamental. Com a escrita não é diferente. Procure escrever sobre qualquer coisa, em prosa, em verso, por extenso ou abreviado, na forma de notas ou de documentos.

  • Faça uma pesquisa antes

Se você tiver um prazo a cumprir, faça uma pesquisa sobre o tema antes de iniciar o seu texto. Quando você tem todo o material em mãos e já traçou um “roteiro” em sua mente, a escrita torna-se a parte fácil do seu trabalho.

  • Elimine as distrações

Dar uma olhadinha no Whatsapp, Facebook e outras redes sociais… Será difícil escrever mais rápido se você se render às tentações das notificações no seu celular.

Ser constantemente interrompido pela tecnologia ou ficar distraído com as pessoas ao redor dificultará o seu trabalho, por isto, é necessário traçar uma maneira de minimizar ou até eliminar as distrações.

Se você trabalha melhor com várias pessoas ao seu redor, tente ir a uma cafeteria ou biblioteca. Para controlar o tempo que passa em redes sociais, você pode usar programas e softwares como o RescueTime.

  • Cronometre o tempo

Cronometrar o seu tempo pode ser irritante, mas também poderá servir para ajudar você a terminar o seu trabalho mais rápido. Com um cronômetro, você saberá melhor quanto tempo gasta para escrever um texto sem nenhuma distração.

  • Faça um rascunho

Organizar as suas ideias em um rascunho também pode ajudar. Uma dica é pensar em tudo que você quer escrever e transmitir com o seu texto e organizá-lo em uma espécie de rascunho.

Muitas pessoas sentem dificuldade em organizar as ideias na mente para depois passar para o papel e a organização em um rascunho poderá agilizar a produção do texto final.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Reportar erro