Aprenda qual é o significado da bandeira do Panamá

A bandeira do Panamá retrata as duas vertentes políticas do país e sua participação na Guerra dos Mil Dias


Constituído por uma área de 75,5 km², o Panamá é um país localizado na América Central, cuja capital é a Cidade do Panamá. A população do país, segundo estimativas do ano de 2015, é de 3,9 milhões de habitantes. O Panamá está subdivido em nove províncias e três reservas indígenas, sendo todas elas autônomas.

A economia do país é baseada no setor de serviços, abrangendo as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.

A receita proveniente do canal representa hoje uma parcela significativa do PIB do país, que está girando na casa dos US$ 83,4 bilhões, com dados de 2015.

Aprenda qual é o significado da bandeira do Panamá

Foto: depositphotos

O país também é detentor da segunda maior economia da América Central, com renda per capita de US$ 21.635. Em 2013, o país ficou em quinto lugar entre as nações da América Latina no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na 59ª posição no mundo.

Aspectos geográficos do Panamá

A República do Panamá está situada no istmo que une a América do Sul à América Central. O país, dividido pelo Canal do Panamá, faz fronteira ao norte com o Mar do Caribe, a leste com a Colômbia, ao sul com o Oceano Pacífico e a oeste com a Costa Rica.

Todo o país é atravessado por cadeias montanhosas.  Quanto ao clima, este é identificado como tropical. Depois de conhecer um pouco sobre o Panamá, chegou à hora de falar um pouco mais sobre a representação máxima do país: sua bandeira.

Sobre a bandeira do Panamá

A bandeira do Panamá consiste em um retângulo dividido em quatro partes iguais, onde o canto superior esquerdo possui uma estrela azul de cinco pontas sobre um fundo branco, o canto superior direito é vermelho, o canto inferior esquerdo é azul, e a parte inferior direita possui uma estrela de cinco pontas vermelha sobre fundo branco.

A utilização dessas cores e símbolos tem um significado: o azul representa o Partido Conservador da Colômbia, que participou na Guerra dos Mil Dias (Guerra Civil, em que o Panamá esteve envolvido por fazer parte do Estado colombiano).

Já o vermelho está ligado ao Partido Liberal da Colômbia, que também participou da Guerra dos Mil Dias; o branco representa a paz e a unidade que deve existir na nova nação.

Depois das cores dos retângulos, o símbolo que aparece são as estrelas. Essas, porém, apresentam-se em duas cores: azul e vermelha. A estrela azul está ligada ao simbolismo da pureza e honestidade que devem regular a vida cívica do país, enquanto a estrela vermelha simboliza a autoridade e a lei que devem impor a regra dessas virtudes.


Reportar erro