Arquimedes – Vida e descobertas

Nascido em Siracusa, onde atualmente é a Itália, Arquimedes é do ano de 287 a.C. e foi um importante matemático, físico, engenheiro, inventor e…


Nascido em Siracusa, onde atualmente é a Itália, Arquimedes é do ano de 287 a.C. e foi um importante matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo que escreveu obras sobre a geometria plana e espacial, aritmética e mecânica. Foi de grande importância, pois trouxe grandes contribuições à matemática teórica, além de ser famoso neste meio por aplicar a ciência à vida cotidiana. Ele descobriu, por exemplo, o princípio que carrega seu nome durante o banho. Foi ele também quem desenvolveu máquinas mais singelas, como o parafuso e a alavanca, por exemplo, aplicando-as aos usos militares e para a irrigação.

Se colocou ao dispor das autoridades durante a conquista da Sicília pelos romanos, e teve vários de seus equipamentos usados para a defesa – como a catapulta e um sistema de espelhos que incendiava embarcações inimigas quando focadas com raios de sol.

Morreu pelas mãos de um soldado romano durante a conquista de Siracusa na Segunda Guerra Púnica enquanto fazia um diagrama matemático na areia.

Arquimedes – Vida e descobertas

Foto: Reprodução

Contribuições na mecânica

Foi Arquimedes quem definiu, em mecânica, a lei da alavanca, além de ser considerado nessa área o inventor da polia composta. Inventou o “parafuso sem fim” durante sua estadia no Egito, cuja função era elevar os níveis da água. Apesar disso, seu feito que o tornou mais conhecido foi o enunciado que leva o seu nome: o princípio de Arquimedes, ou ainda a lei da hidrostática. De acordo com ela, todo corpo submerso em um fluido experimenta uma perda de peso igual ao peso do volume do fluido que o corpo desloca.

Essa descoberta, segundo algumas crenças, se deu quando ele pensava em encontrar uma solução para um dilema apresentado à ele pelo rei: como fazer a diferenciação de uma coroa de ouro daquela que possuísse prata também. Pode concluir, com o deslocamento de água provocado, que quando submergisse, uma coroa puramente de ouro, deslocaria a quantidade de água equivalente ao seu peso em ouro.

Princípio de Arquimedes

O princípio de Arquimedes pode ser enunciado em duas partes.

1ª – Todo corpo submerso em um líquido, desloca desse líquido uma quantidade determinada, cujo volume é exatamente igual ao volume do corpo submerso.

2ª – O corpo submerso no líquido “perde” de seu peso uma quantidade igual ao peso do volume de líquido igual ao volume submerso do corpo.

Outras contribuições

Mesmo que Arquimedes seja mais conhecido pelo princípio que leva seu nome, suas investigações sobre a quadratura do círculo são mais notáveis, ocasionando na descoberta da relação entre a circunferência e seu diâmetro.


Reportar erro