Art Decó

Vinda da abreviação da expressão francesa arts décoratifs – ou seja, artes decorativas –, a Art Decó é um estilo artístico que atingiu fama…


Vinda da abreviação da expressão francesa arts décoratifs – ou seja, artes decorativas , a Art Decó é um estilo artístico que atingiu fama internacionalmente.

Surgido na década de 20 na Europa, se espalhou por outros países fora da Europa apenas na década de 30 e se fez presente em várias áreas, como design de interiores, arquitetura, cinema, moda, artes gráficas, pintura, desenho industrial e decoração.

Art Decó

Foto: Reprodução

O auge ocorreu na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais, que aconteceu em Paris em 1925, e teve a exposição de peças de civilizações antigas, como uma escrivaninha de um templo asteca. Esse movimento misturou o Cubismo, o Construtivismo, a Art Nouveau, o Bauhaus e o Modernismo.

Fases da Art Decó

Pode-se dizer que a Art Decó teve duas fases: a primeira, ocorrida ainda na Europa, foi marcada pelo luxo. Eram usados materiais refinados como o jade e o marfim e era ligada as vontades da burguesia. A segunda, que ocorreu já quando o movimento já tinha se expandido além do continente europeu, foi marcada pela produção em massa. Foi quando a arte chegou ao povo e fez parte do cotidiano popular.

Características

As principais características são – além das influências e do uso na arquitetura – o uso de formatos geométricos, o design de forma abstrata, o uso de linhas circulares, de retas estilizadas e as formas femininas, as de animais e as de folhagens mais detalhadas e com cores suaves.

Na Segunda Guerra Mundial, esse estilo sai de moda no Ocidente, e se populariza no Oriente. Só no fim da década de 60 que esse estilo ganha força no mundo todo.

Na área de cinema, pode de destacar o filme Superman – O Retorno, que possui referências da Art Decó.

Art Decó no Brasil

No Brasil, a área em que a Art Decó mais teve influência foi na arquitetura. Um dos nomes mais famosos é o de Victor Brecheret e uma de suas obras é o Monumento às Bandeiras, que está em São Paulo.

Uma das obras mais famosas do Brasil é a do Cristo Redentor, a maior estátua Art Decó do mundo e o estado que mais tem obras da Arte Decó é Goiás, como o prédio do Cine Teatro Estrela, prédio da antiga sede do Banco do Brasil e o prédio da Câmara Municipal.

Muitos movimentos artísticos tinham raízes políticas e filosóficas, porém esse foi puramente decorativo.


Reportar erro