Artigo de opinião

Chamamos de artigo de opinião o texto em que, segundo seu próprio nome já diz, o autor pode emitir sua opinião diante de alguma…


Chamamos de artigo de opinião o texto em que, segundo seu próprio nome já diz, o autor pode emitir sua opinião diante de alguma temática que seja do interesse de muitas pessoas, podendo gerar polêmicas. Por ser um texto dissertativo argumentativo, o escritor deve, além de expor sua opinião, sustentá-las por meio de informações que sejam admissíveis e coerentes.

Polêmica

Esse tipo de texto normalmente é visto acompanhado de uma grande polêmica em jornais, revistas, TV, entre outros, de forma que espectadores e leitores poderão criar suas opiniões com base na argumentação do autor. É preciso, no entanto, preparar-se antes de produzir artigos de opinião, pois nesse tipo de escrita usa-se de argumentos para tentar convencer o interlocutor com base em informações verdadeiras e opiniões. Apesar disso, em argumentações, a contestação é muito fácil.

Artigo de opinião

Foto: Reprodução

Como produzir bons artigos de opinião?

É preciso que, antes de escrever um artigo de opinião, você leia vários pontos de vista sobre determinado assunto e anote os argumentos que batam com sua opinião. Eles poderão vir a ser úteis na composição de seus fundamentos para o seu ponto de vista. Além disso, leve em consideração sempre quem irá ler a sua produção, pois só assim você poderá usar a linguagem adequada ao gênero e perfil do leitor. Entre os argumentos anotados, escolha, finalmente, alguns que possam fundamentar a ideia principal e desenvolva-os.

O enunciado tem que ser capaz de expressar a opinião e a ideia principal que será defendida no texto e crie um título que consiga instigar o leitor a continuar a leitura. Para finalizar o texto, procure retomar o que foi exposto ou ainda confirmar a ideia principal, podendo ainda fazer uma citação de algum escritor ou uma personalidade importante da área que esteja relacionada ao assunto tratado.

A formatação deve ser feita em colunas e entre elas, coloque um trecho importante e pequeno do seu texto como uma chamada. Quando terminar, sempre faça uma boa revisão relendo atentamente e preste atenção em seu posicionamento, se foi feito de forma clara e argumentada, além do desenvolvimento destes. É preciso observar ainda se a linguagem está adequada ao gênero, se o texto possui título convidativo e se a linguagem foi persuasiva o suficiente.

Como argumentar?

Para elaborar bons argumentos dentro de um artigo de opinião, você pode usar relações entre causa e consequência, comparações entre épocas e lugares, retrocesso por meio da narração de um fato, antecipação de uma possível crítica do leitor de forma que você apresente antecipadamente os contra-argumentos e os rebata, produção de afirmações de efeito e estabelecimento de interlocução com o leitor.


Reportar erro