As 12 habilidades mais cobradas no Enem entre 2009 e 2014

Entre os anos de 2009 e 2014, alguns assuntos foram mais explorados que outros. Você gostaria de saber quais foram?


Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é fundamental saber o que ele exige e como você pode se preparar melhor para as provas.

Entre os anos de 2009 e 2014, alguns assuntos foram mais explorados que outros. Você gostaria de saber quais foram? Essa é uma ótima forma de se preparar melhor e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior.

As perguntas foram respondidas por um estudo realizado pelo site Enem Virtual em parceria com instituto Tuneduc. Conheça agora os assuntos mais abordados no Enem durante seis anos consecutivos.

As 12 habilidades mais cobradas no Enem entre 2009 e 2014

Foto: depositphotos

Lembrete: dividimos as áreas de conhecimento de acordo com a proposta do Mec para a nova base nacional do currículo para o ensino médio. Nas quais, o conhecimento é dividido em: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (exceto formação técnica e profissional, que não abrange o Enem).

Área de Linguagens e Códigos

A área de Linguagem e Códigos compreende as disciplinas de português, literatura, artes e línguas. O Enem exige nesse âmbito a relação de diversos assuntos e recursos linguísticos, como por exemplo, a interpretação de texto e a análise de opiniões. Cerca de 20% das questões relacionadas às linguagens correspondem a esse universo.

Outra habilidade fundamental é a de redação. Nela você pode explorar bem vários recursos linguísticos e mostrar que tem capacidade interpretativa para os temas mais atuais, sem desrespeitar a coesão e a coerência.

Matemática

Em matemática, as habilidades para resolver problemas é uma das estratégias mais exploradas no Enem nos últimos anos. Na prática, é exigido dos candidatos a resolução de questões que trazem gráficos, tabelas, grandezas e dados geométricos.

Ciências da Natureza

São Ciências da Natureza a física, a química e a biologia. Interpretar processos naturais, materiais e substâncias estão entre as questões mais frequentes nos exames do Enem. Além disso, as questões abordam a aplicação de leis da física e química e textos, gráficos e tabelas também são recorrentes.

Ciências Humanas

As Ciências Humanas são formadas pelas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Em geral, as questões que mais caíram entre os anos de 2009 e 2014 na área de ciências humanas foram as que exigiram do candidatado o poder de interpretação de documentos históricos e a crítica a movimentos sociais que ajudaram a construir nossa sociedade.

Outro tema bastante corriqueiro é a história da sociedade humana e a forma como ela se desenvolveu.

As 12 habilidades mais cobradas no Enem entre 2009 e 2014


Reportar erro