As características do sono das formigas que você não sabia

Como algumas formigas podem dormir até 9 horas por dia, enquanto outras apenas cochilam. Entre necessidade e deveres, as formigas surpreendem!


Quem vê as formiguinhas trabalhando no meio da noite nem imagina que elas podem dormir. Bem, a maioria tem seu metabolismo diminuído em alguns intervalos, o que não se pode chamar de sono.

Contudo, uma pesquisa norte-americana afirma que as formigas-de-fogo (Solenopsis Invicta) dormem, sim, em pequenos cochilos.

As rainhas das formigas-de-fogo chegam a sonhar em sonos de até 9 horas, todos os dias! Mas isso enquanto as operárias são forçadas a ficar tirando cochilos em turnos, e mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada.

O sono e a longevidade das rainhas de fogo

As características do sono das formigas que você não sabia

Foto: depositphotos

As rainhas podem viver seis anos. Já as operárias vivem de seis meses a um ano. Porém, existem rainhas de outras espécies de formigas podem viver até mais, atingindo até 45 anos.

O esquema que mantém sua tropa trabalhando e apenas tirando um cochilo, pode explicar porque rainhas vivem durante tanto tempo, enquanto as operárias apenas meses.

Sempre em alerta

O esquema de cochilos das formigas garante que elas estejam sempre em alerta, para proteger e servir à colônia. O breve descanso das operárias significa que o formigueiro nunca estará desprotegido.

Outras espécies

Alguns biólogos afirmam que, no geral, as formigas conseguem reduzir sua atividade metabólica a ponto de parar quase que totalmente, e descansar. O mirmecologistas (aqueles que estudam formigas), já observaram estas pequenas criaturas ficarem em posição lateral e quando estimuladas, ficarem em pé.

Curiosidades sobre as formigas

  • As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres peculiares porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade.
  • Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais.
  • Estão distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares.
  • As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.
  • Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico.
  • O estudo das formigas denomina-se mirmecologia.
  • As formigas encontram-se em muitas fábulas e histórias infantis da cultura ocidental, representando o trabalho e esforço cooperativo.
  • Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade.

Animais que nunca dormem?!

O que se sabe é que todos os animais dormem. Os únicos animais que praticam atividades em tempo integral são os filhotes de orca e golfinhos, mas à medida que começam a crescer e se desenvolver, passam a ficar sonolentos, e a dormir, consequentemente.

Os tubarões nunca foram pegos dormindo, mas são capazes de diminuir seu metabolismo em situações de estresse ou quando estão repousando em cavernas submarinas.

Mas isso também acontece com as baleias, golfinhos e aves – que diminuem seu metabolismo, entram em estado de descanso, mas se mantêm em alerta por conta da sua vulnerabilidade.


Reportar erro