As cidades mais poluídas do mundo

Descubra quais são as cidades mais contaminadas do mundo, segundo pesquisas, e saiba alguns dos efeitos da contaminação


A poluição está cada dia mais presente em todo o mundo, mas é bem verdade que existem locais que estão mais poluídos do que outros no planeta. Usando critérios como a oferta de água doce, volume de água potável, medidas adotadas para remoção de resíduos, condição dos esgotos, poluição do ar e nível de congestionamentos, foram eleitas as 10 cidades mais poluídas do mundo no ano de 2011, envolvendo 221 grandes centros urbanos ao redor do globo. O resultado foi:

  1. Porto Príncipe, no Haiti
  2. Dakar, em Bangladesh
  3. Baku, no Azerbaijão
  4. Kolkata, na Índia
  5. Antananarivo, em Madagascar
  6. Cidade do México, no México
  7. Mumbai, na Índia
  8. Bagdá, no Iraque
  9. Nova Deli, na Índia
  10. Lagos, na Nigéria

No ano de 2012, no entanto, o primeiro lugar ficou com Lifen, na China, mas sem considerar todos os aspectos, e sim pelo alto nível de contaminação por carvão mineral que existe na cidade.

As cidades mais poluídas do mundo

Foto: Pixabay

Cidades contaminadas pela poluição

Sem levar em conta os aspectos usados para a pesquisa, outras cidades são consideradas as mais poluídas do mundo, podendo ser, inclusive, por uma ou mais substâncias determinadas. Confira:

  • Haina, na República Dominicana, é uma cidade cujo ar está bastante poluído por partículas de chumbo, que podem causar aos habitantes problemas oculares, neurológicos, além de provocar deformidades no nascimento e até mesmo levar à óbito.
  • Linfen, na China, é a cidade mais poluída do país, onde três milhões de pessoas habitam e são expostas diariamente ao carbono negro, monóxido de carbono, arsênico e chumbo, toxinas oriundas das indústrias carvoeiras. Os mais afetados são as crianças, que podem desenvolver bronquite, pneumonia, envenenamento por chumbo e até mesmo câncer de pulmão.
  • Sukinda, na Índia, conta com mais de 30 toneladas de resíduos de cromo e outros metais sendo lançados às margens do Rio Brahmani, que é, inclusive, a única fonte de água potável para os moradores da região. Os malefícios causados envolvem infertilidade, asma, defeitos congênitos, sangramento gastrointestinal, tuberculose, aborto, entre outros.
  • Kabwe, na Zâmbia, tem poluição por chumbo e outros metais, provenientes da fundição pesada e da mineração. A área atingida acaba afetando cerca de 225 mil habitantes.

Cidades mais limpas

Já a cidade mais limpa do mundo, mais livre da poluição, foi considerada, segundo a pesquisa citada no início deste texto, Calgary, no Canadá. As mais limpas do Brasil são Brasília e Rio de Janeiro, enquanto a mais suja do país foi a Grande São Paulo.


Reportar erro