Assuntos do Enem sobre DSTS e métodos contraceptivos

Nas questões de biologia são abordados temas que envolvem algumas dessas doenças e suas formas de prevenção.


Os jovens estão começando suas vidas sexuais cada vez mais cedo e, sem informação, acabam contraindo doenças graves. Por exemplo, a Aids cresceu 50% em seis anos no Brasil, o que causa preocupação nos órgãos públicos de saúde.

Para tentar deter este problema, o debate sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) entra em pauta em diversos meios, como no caso das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Nas questões de biologia são abordados temas que envolvem algumas dessas doenças e suas formas de prevenção. Assim, para se dar bem nestes quesitos, é preciso estar por dentro desses assuntos.

Assuntos do Enem sobre DSTS e métodos contraceptivos

Foto: depositphotos

O HIV e seus tratamentos

O vírus da Aids, isto é, o HIV e a própria patologia são alguns dos temas que mais aparecem nas provas do Enem. Além de ser uma DST famosa, esta doença é grave pois ainda não existe cura e sim um tratamento contínuo.

Entre os sintomas deste problema de saúde estão febre, dor de garganta, sudorese noturna, fadiga etc. Devido os sinais clínicos parecerem com os de uma simples gripe, as pessoas não costumam buscar auxílio médico com urgência.

A forma de prevenção mais comum para esse problema é através do sexo seguro, ou seja, com camisinha. Contudo, existe uma vacina que pode ser tomada para evitar o contágio.

(ENEM 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria
a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Outras DST’s

Além de todo conteúdo já exposto, vale ressaltar também que nem toda doença sexualmente transmissível é transmitida através do ato sexual. Ainda com relação a AIDS, por exemplo, ela pode contaminar uma pessoa através de uma transfusão de sangue com um doador que tenha o vírus do HIV.

Outro mito que se criou sobre este assunto é a respeito da prevenção, tendo em vista que muitos acreditam que tabelinha, pílula do dia seguinte e outros métodos também podem proteger o organismo dessas doenças. Contudo, a forma mais segura de prevenção é a camisinha.

(UEPB 2012) A principal atração dos festejos juninos em Campina Grande é o tradicional forró. Este ritmo encanta os brasileiros desde o início do século XX. A dança é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Nesse ritmo de romantismo e sensualidade muitos casais são formados durante o São João, o que preocupa a organização do evento e os órgãos de saúde pública em relação à transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Com o objetivo de alertar os forrozeiros de Campina Grande e de outras cidades sobre a importância do uso do preservativo como única forma de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre elas, a AIDS, foi lançada a campanha “Quem tem atitude usa camisinha”, que distribuiu mais de 100 mil preservativos durante o período da festa, e intensificou ações educativas e preventivas para orientar e informar a população quanto à prática do sexo seguro.

Sobre as DSTs assinale a alternativa CORRETA.  
a) As DSTs têm transmissão apenas por relação sexual.    
b) AIDS, Varíola, Gonorreia e Sífilis são viroses transmitidas através do ato sexual.    
c) Métodos contraceptivos como tabelinha, coito interrompido e uso de anticoncepcionais podem ser usadas para evitar DST.    
d) As DSTs devem ser sempre tratadas com antibióticos.    
e) A sífilis caracteriza-se pelo aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o “cancro duro”.

Respostas

1- C

2- E


Reportar erro