Assuntos relacionados ao porte de armas que podem cair no Enem

O direito à posse de armas de fogo no Brasil é um assunto muito polêmico. O tema pode ser um dos temas lembrados no Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre aborda assuntos que estiveram em pauta durante todo o ano. É preciso ficar atento às questões discutidas sobre política, economia e que geraram qualquer tipo de impacto social.

O direito à posse de armas de fogo no Brasil é um assunto que sempre gerou muita polêmica.

E ele voltou a ganhar destaque quando, em outubro de 2015, um projeto de lei que busca liberalizar um pouco mais as regras sobre o porte e posse de arma ganhou força na câmara.

Apesar de não passar de um projeto de lei é importante conhecer um pouco mais sobre o tema. Principalmente, porque ele pode ser cobrado no dia da avaliação do Enem, até mesmo como tema da redação, uma das notas mais importantes.

Assuntos relacionados ao porte de armas que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

O projeto pretende fazer algumas alterações nas leis que giram em torno da legalização do porte de arma. Por exemplo, a idade mínima deve cair de 25 para 21 anos.

Pessoas que já estiveram presas ou que são investigadas por crimes violentos também poderão ter acesso ao porte, o que, até então é proibido.

Hoje, tanto o registro quanto o porte de arma devem ser renovados a cada três anos. O projeto pretende estender esse número para uma validade de dez anos e o registro passa a ser definitivo.

Dicas para a redação envolvendo o tema

Caso o tema da redação do Enem de 2016 seja algo que envolva o direito à posso de armas de fogo no Brasil, lembre-se de apresentar soluções e propostas de ação social.

Demonstre seu conhecimento apontando soluções, causas e consequências. Sem esquecer da introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para a banca avaliadora o mais importante é a coesão e coerência da sua escrita, independente do seu ponto de vista. Mas, o Enem exige algumas condições, umas delas é o respeito aos direitos humanos. Por isso, cuidado com a forma e argumentos que você vai lidar com o assunto.


Reportar erro