Assuntos sobre atualidades que podem cair no Enem 2016

Para alcançar bons resultados no Enem, é importante que o aluno se mantenha atualizado acerca dos assuntos do momento no Brasil e no mundo


Além dos conhecimentos específicos de cada disciplina estudada durante Ensino Médio, a prova do Enem também cobra atualidades, que poderão estar presentes não apenas na redação, mas diluídas em questões por todo o exame.

Política, saúde, religião e economia são alguns dos assuntos que podem aparecer na mais importante prova nacional.

Para alcançar o sucesso e conseguir a sua tão desejada vaga em uma instituição de ensino superior, é importante que o estudante se mantenha atualizado acerca dos assuntos que estão sendo abordados no Brasil e no mundo, seguindo os veículos de comunicação nas redes sociais e lendo ou assistindo aos jornais diários.

Atualidades que podem ser cobradas no Enem 2016

Assuntos sobre atualidades que podem cair no Enem 2016

Foto: depositphotos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quer, sim, saber se os candidatos dominam os conteúdos básicos das disciplinas tradicionais estudados durante os últimos anos do período escolar, mas também quer observar tudo o que foi aprendido no contexto social, político, cultural e econômico atual do Brasil e do mundo.

Confira a seguir uma lista com alguns dos assuntos sobre atualidades que podem cair no Enem 2016:

  • Zika Vírus

A grande epidemia vivida no país pode ser tema de questões da prova do Enem. É importante que o estudante conheça a forma de transmissão da doença, as medidas preventivas e as diferenças dos sintomas do Zika Vírus, da dengue e da Chikungunya.

O aluno também deve procurar informações acerca da relação entre o vírus Zika e a microcefalia.

  • Impeachment e cenário político brasileiro

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, bem como outros aspectos do cenário político do país, também pode ser tema de questões ou da redação do Enem 2016.

O aluno deve buscar entender a formação do cenário político, com os acordos, os partidos e a reação dos mercados.

  • A pauta conservadora no Brasil

Nos últimos tempos, tem ocorrido o retorno de pautas conservadoras no Brasil, tais como a revogação do estatuto do desarmamento, a criminalização do abordo, os pedidos de intervenção militar nas manifestações políticas, dentre outras.

  • O desastre da barragem de Mariana

O desastre causado pelo rompimento de barragem da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, também pode ser um tema cobrado no Enem 2016. A extensão do problema pode vir a ser um ponto abordado na prova nacional.

  • O legado das Olimpíadas

É importante que o estudante também procure saber qual é o legado deixado pelos Jogos Olímpicos no nosso país.

  • Direitos humanos

Além do feminismo e o empoderamento, que já apareceram na prova de 2015, outros temas ligados à questão dos direitos humanos também podem aparecer no Enem 2016. O estudante deve se informar a respeito da questão racial, de gênero e grupos homoafetivos.


Reportar erro