Assuntos sobre cadeia alimentar que podem cair no Enem

O assunto de cadeia alimentar deve soar familiar para quase todo mundo. Conheça um pouco mais sobre como funciona a cadeia alimentar e suas divisões


O assunto de cadeia alimentar deve soar familiar para quase todo mundo.

Se trata daquele processo em que um animal se alimenta de outro e que é preciso um equilíbrio de todos eles para que a natureza permaneça em estabilidade.

Conheça um pouco mais sobre como funciona a cadeia alimentar e suas divisões. A cadeia alimentar corresponde a maneira como a absorção de energia e nutrientes acontece entre os seres vivos, dependendo diretamente da interação entre eles.

Os componentes da cadeia alimentar se dividem em três categorias.

assuntos-sobre-cadeia-alimentar-que-podem-cair-no-enem

Foto: depositphotos

O primeiro deles leva o nome de produtores e correspondem aos seres vivos que conseguem se alimentar através do processo da fotossíntese. Ou seja, eles não dependem de outros organismos para se alimentarem, sendo, por tanto, seres autótrofos.

A fotossíntese é um processo em que os sais minerais e a água são retirados do solo através da raiz das plantas. Alguns exemplos dos seres produtores: algas, plantas e vegetais.

Logo depois estão os seres consumidores. Esses não são capazes de produzir seu próprio alimento e necessitam buscar a energia para sobreviver em outro lugar, sendo assim, seres heterótrofos.

Há uma subdivisão dentro dos seres consumidores. Eles podem ser primários (quando são herbívoros), secundários (que se alimentam de seres primários, ou seja, animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros) e terciários (seres que se alimentam dos secundários, ou seja carnívoros que se alimentam de outros carnívoros).

Há ainda a última divisão, os seres que são considerados decompositores. Esses são os animais que se alimentam da matéria orgânica em decomposição do seres mortos. São eles: fungos, algumas bactérias e protozoários.

Questões sobre cadeia alimentar

(Unisinos 2012) Em um ecossistema, as relações de alimentação entre os organismos são chamadas de “Cadeia Trófica” ou “Cadeia Alimentar”, em que a energia passa de um nível trófico inferior para um superior. A base dessa cadeia é constituída pelos produtores primários, que são organismos autotróficos, consumidos por organismos herbívoros (consumidores primários). Os herbívoros podem ser consumidos por organismos carnívoros (consumidores secundários), e estes, por outros carnívoros (consumidores terciários). A cadeia se encerra com organismos saprófitas (decompositores), que se alimentam da matéria morta proveniente de todos os níveis tróficos.

Das alternativas abaixo, qual apresenta, respectivamente, organismos produtores primários e decompositores?
a) Mamíferos e fungos.
b) Fungos e aves.
c) Plantas e mamíferos.
d) Mamíferos e aves.
e) Plantas e fungos.

Gabarito
Letra E.

(Ufscar-SP) No final da década de 1970, foram descobertas comunidades biológicas vivendo no fundo dos oceanos, em profundidades de 2,5 mil metros, próximo a fendas por onde extravasa magma quente que superaquece a água ao redor. Essas comunidades são formadas principalmente por bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S formado nas fendas e por animais que se nutrem delas. Entre os animais dessas comunidades, estão vermes tubulares gigantescos, com mais de 1 metro de comprimento, que se nutrem às custas de bactérias quimiossintetizantes que vivem como simbiontes dentro de seus corpos.

Nessas comunidades submarinas, as bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S e os vermes gigantes mencionados no texto atuam, respectivamente, como

a) produtores e consumidores primários.

b) produtores e decompositores.

c) consumidores primários e consumidores secundários.

d) decompositores e produtores.

e) decompositores e consumidores primários.

Gabarito
Letra A.

(UFPR 2010) Algumas populações de humanos têm sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populações que vivem à beira de rios poluídos por mercúrio, por exemplo, é mais prejudicial comer peixes carnívoros do que peixes herbívoros porque:

a) Os peixes carnívoros se alimentam de qualquer tipo de organismo, aumentando a chance de contaminação por substâncias tóxicas além do mercúrio.

b) Os peixes herbívoros não ficam expostos ao mercúrio por muito tempo, diminuindo as chances de contaminar os humanos.

c) Os peixes carnívoros ficam expostos também ao mercúrio presente no ar.

d) Os peixes carnívoros acumulam o mercúrio em seu organismo quando se alimentam de outros organismos, inclusive os peixes herbívoros.

e) Os peixes herbívoros não acumulam mercúrio em seus tecidos.

Gabarito
Letra D.


Reportar erro