Assuntos sobre fisiologia humana que caem no Enem

A fisiologia humana é um dos assuntos cobrados na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Enem


A fisiologia animal, dentro dela, a humana, é um dos assuntos cobrados na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Tente não se preocupar tanto apenas em decorar os nomes e funções. Uma das grandes estratégias do Enem é relacionar os assuntos com o cotidiano e temas da atualidade, estimulando o aluno a pensar no conteúdo de forma crítica.

Sempre que você estiver lendo sobre alimentação, doenças mais recentes, etc, tente relacioná-los aos conteúdos vistos em fisiologia.

Assuntos sobre fisiologia humana que caem no Enem

Foto: depositphotos

Desde 2009, quando o Enem passou a ser a principal forma de ingressar em grande parte das faculdades do Brasil, os principais temas dentro do assunto de fisiologia humana que apareceram no exame foram respectivamente: sistema imunológico, circulatório, digestório, nervoso e endócrino.

Sistema Imunológico

Assuntos como a Zika vírus, tema bastante atual, pode aparecer nas questões sobre sistema imunológico (pesquisa mais sobre a vacina para a dengue que foi aprovada no Brasil).

Sistema Nervoso

Já a questão que envolve o sistema nervoso pode relacionar o mesmo vírus ao problema de microcefalia, que atingiu milhões de crianças que tiveram a mãe contaminada durante a gestação.

Sistema Digestório

Os assuntos também podem aparecer relacionados ás Olimpíadas. Por exemplo, a questão do atleta francês Yohan Diniz, que acabou defecando e desmaiando no meio da prova de corrida. Por que o sistema digestório reagiu dessa forma?

Vitaminas

A questão da alimentação dos atletas também pode ser algo cobrado no dia do exame, por exemplo. Fique sobre como funciona o carboidrato, proteínas, glicose e vitaminas no organismo.

Saiba também quais são os assuntos de Biologia mais cobrados no Enem.


Reportar erro