Até 2020, 67% dos animais selvagens vão estar extintos do planeta

O estudo nomeado de The Living Planet Report 2016 foi publicado recentemente e causou choque entre os especialistas da área


Inúmeros animais encontram-se hoje em extinção. As transformações naturais e a interferência humana são as grandes provocadoras dessa perda, que começou há décadas.

Um levantamento feito pela Zoological Society of London em parceria com a organização ambiental WWF comprovou que entre 1970 e 2012, o número de animais selvagens caiu 58%. O estudo nomeado de The Living Planet Report 2016 foi publicado recentemente e causou choque entre os especialistas da área.

Além do percentual ser muito alto, existe ainda uma possibilidade mais sombria. A que em 2020, o percentual pode atingir 67% das espécies.

A perda desses exemplares de animais tem relação direta com a sobrevivência dos homens, pois a extinção dos animais prejudica outros setores da vida humana, como a reserva de água doce do planeta, a qualidade dos alimentos que plantamos e ingerimos e o aquecimento global.

Desta forma, os rios, florestas, oceanos e toda a biodiversidade do planeta terra estão ameaçados. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa, em apenas quatro anos haverá uma perda de 9% dos animais selvagens que conhecemos hoje.

Conheça alguns animais em extinção

Pinguim Africano

ate-2020-67-dos-animais-selvagens-vao-estar-extintos-do-planeta

Foto: Pixabay

Eles são adoráveis e estão correndo um grave risco de extinção, pelo menos na África. Os bichinhos, que vivem em conjunto, ficaram fragilizados por conta da poluição nas águas devido ao derramamento irresponsável de óleo nas costas africanas.

Elefante Asiático

ate-2020-67-dos-animais-selvagens-vao-estar-extintos-do-planeta-2

Foto: Pixabay

Estudiosos afirmam que mais da metade dos exemplares do elefante asiático foram mortos pelos homens. O interesse humano nos bichos é por conta do marfim e também para utilizá-los com fins comerciais e turísticos na Ásia.

Leopardo Persa

ate-2020-67-dos-animais-selvagens-vao-estar-extintos-do-planeta-3

Foto: Pixabay

Seu habitat natural é no Oriente Médio, mas as constantes guerras e comercialização da sua pele pelos homens ameaça gravemente a sua sobrevivência. De acordo com os biólogos, existem apenas mil exemplares da espécie em todo o mundo.

Panda Gigante

ate-2020-67-dos-animais-selvagens-vao-estar-extintos-do-planeta-4

Foto: Pixabay

Eles são muito fofos, mas infelizmente a destruição dos bambuzais da China é a maior responsável pela morte dessas fofuras. Estudos mostram que só existem três mil pandas gigantes na Terra.

Orangotango de Sumatra

ate-2020-67-dos-animais-selvagens-vao-estar-extintos-do-planeta-5

Foto: Pixabay

Mesmo selvagem, essa espécie originária da Indonésia sofre, principalmente, pela comercialização dos seus filhotes que são vendidos como animais de estimação. Além disso, o desmatamento das florestas tropicais da região tem causado a fuga e, consequentemente, a morte dos animaizinhos que não conseguem se adaptar longe do seu território.

Lobo Vermelho

Até 2020, 67% dos animais selvagens vão estar extintos do planeta

Foto: depositphotos

Sempre vilão das histórias infantis, o lobo vermelho é uma vítima na vida real. O bichinho sofreu muito com o desmatamento dos Estados Unidos e, pasmem, apenas 200 exemplares dele existem no planeta.


Reportar erro